segunda-feira, 2 de junho de 2008

Uma nova cultura



Por Lucas Silva

Foto: Cox & Forkum

Muitas têm sido as formas que nós humanos desenvolvemos para nos comunicar com o próximo. Com a decorrência dos avanços tecnológicos estas formas multiplicaram-se. E transfiguraram-se a ponto de passar do mundo real, palpável, para o plano virtual. E essas mesmas formas de comunicação são as responsáveis por um processo em andamento de surgimento de uma nova cultura: a cultura blogger.

Para refletir sobre esta cultura em desenvolvimento, “...que se desdobra em problemas que redimensionam os conceitos de identidade, cultura, socialização e mesmo as práticas textuais ligadas à literatura e ao jornalismo, entre outras”, é que a Revista da Fapese, uma publicação semestral, de divulgação de conhecimento científico produzido por nosso Estado, publicou no Vol. 4 n°1, um artigo da Prof.ª Lilian França, que se propõe a analisar os ciberdiários, ou também blogs.

O estudo analisa de modo crítico as práticas textuais e formas de comunicação distantes da norma padrão culta, baseadas em palavras, frases e expressões muitas vezes incompreensíveis e que começam a ganhar espaço também em outros meios de comunicação, percebidas de forma mais acentuada nos blogs.

Para saber mais o que vem a ser os blogs, como surgiu, que modificações teve, quais reflexos produziram para nossa sociedade, confiram o artigo na íntegra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Os blogs, hoje, são uma praga. Mas uma praga boa. Quem diria que tal mecanismo, que antes servia apenas de diário virtual de poucos (e bobos, fúteis, etc.) adolescentes, ganharia tamanho destaque e importância nos dias de hoje.