quarta-feira, 25 de junho de 2008

Apresento-lhes Eduardo Purper



Por Victor Oliveira

Eduardo Purper. Alguém já ouviu falar nesse jovem? Essa pequena matéria não tem o objetivo de contar a biografia de Eduardo (pois deveria), mas simplesmente mostrar que limitações físicas e/ou mentais não impedem que superações significativas sejam alcançadas.

Purper gosta de futebol e é estudante do curso de jornalismo no Centro Universitário Metodista IPA, em Porto Alegre (RS). Como qualquer outro graduando, ele teve de produzir um trabalho de conclusão de curso, a chamada “monografia”. O que tem de tão especial nessa história que mereça ser mostrada para vocês leitores? Até agora está parecendo a descrição de vários jovens brasileiros.

Dudu, como carinhosamente é conhecido, é portador de uma deficiência cerebral que, consequentemente, lhe proporciona a ausência da visão e a falta de movimento nas pernas. Eduardo tem de ouvir as aulas para poder aprender todo o conteúdo e devido à sua deficiência não tem como escrever. Mesmo assim, conseguiu produzir uma monografia intitulada "Análise Semiológica de Narrações de Futebol". Este trabalho foi passado para um gravador (com duração de 80 minutos) e entregue à banca de professores. Eduardo obteve 9,5.

Se o rapaz em questão levar para a sua vida profissional todo o esforço, dedicação e persistência que prova ter, então apresento a todos um futuro grande jornalista, Eduardo Purper.

2 comentários:

Anônimo disse...

Todas as histórias de superação são de grande valia para pensarmos mais sobre a nossa 'normalidade', antes de lastimar migalhas ao mundo.

Unknown disse...

Hoje, aceitar uma pessoa com deficiencia tornou - se bem mais facil, porque hoje as pessoas são mais conscientizada, hoje, ninguem mais mata, nem abandona pessoas com deficiencias.
Caramba, eu virei fã desse moço, uma historia de superação com muita vontade de vencer.
Nunca se envergonhe de quem voceê é ou possa vir ser um dia, sempre de a volta por cima.
Parabéens!!