quinta-feira, 19 de junho de 2008

Popstars: Coldplay lança novo cd e já lidera listas de vendas e reprodução

Por Erick Souza

DSC_0158 imagem: coldplay.com

Liderados pelo vocalista Chris Martin, os britânicos do Coldplay lançaram oficialmente seu quarto cd, Viva La Vida Or Death And All His Friends, na última quinta-feira, 12. Nesta quarta, 18, em apenas 24 horas, 316 mil cópias foram vendidas nos Estados Unidos. A banda também lidera os toplists das rádios inglesas e norte-americanas.

Formado em 1998, o grupo que, inicialmente trilhou os caminhos do Alternative Rock inglês, já havia entrado pra as toplists de vendas com os discos A Rush of Blood to the Head (2002) e X&Y (2005), dos quais foram vendidas, respectivamente, 12 e 10 milhões de cópias em dezenas de países. Maior investimento do ano da gravadora inglesa EMI, uma das quatro maiores empresas do mercado fonográfico mundial, Viva La Vida Or Death And All His Friends é o ingresso definitivo da banda para o universo da música pop.


Segundo o quarteto formado por Guy Berryman, Will Champion, Chris Martin e John Buckland, o trabalho do novo álbum foi influenciado por "visões, sons e sabores da América Latina e Espanha". O disco, que é encabeçado pela faixa-título, Viva La Vida (vídeo), conta também com o primeiro single gratuito para download no site da banda, Violet Hill, e já é o maior sucesso da história do iTunes, com mais de 2 milhões de downloads apenas na primeira semana.

A expectativa da EMI é de que todas as metas sejam superadas de acordo com o sucesso do último álbum da banda, X&Y. A turnê mundial de Viva La Vida Or Death And All His Friends já tem apresentações marcadas até dezembro nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Japão.

Uma apresentação no Brasil, ainda não confirmada, é esperada para o primeiro semestre de 2009.

Visite o perfil do MySpace provisório com músicas da banda: http://www.myspace.com/coldplay

Fontes:

-http://www.coldplay.com
-http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL597349-7085,00.html
-http://musica.uol.com.br/ultnot/efe/2008/06/11/ult1819u1329.jhtm
-http://musica.terra.com.br/interna/0,,OI2959779-EI1267,00-Coldplay+vende+mil+copias+do+novo+disco+em+h+nos+EUA.html


Nenhum comentário: