sexta-feira, 27 de junho de 2008

Uma censura quase perfeita



Por Victor Oliveira
O Jornal da Tarde, do Grupo Estado, recebeu ontem, 26, uma liminar concedida pelo juiz da 10ª Vara Federal Cível de São Paulo, Ricardo Geraldo Resende Silveira, na qual consta a proibição do jornal em veicular uma informação sobre o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) e suas possíveis irregularidades. Até aí já podemos identificar um fator antônimo a qualquer princípio de democracia: a censura.

Jornal da Tarde

O Cremesp alegou que a “matéria” que o jornal produziu trazia informações infundadas sobre o órgão e que havia "intuito político da reportagem, ante o processo eleitoral em que se encontra a autarquia". Entretanto o que mais chamou atenção nesse caso foi o fato do Jornal da Tarde ter ficado surpreso com a liminar (bem previsível, claro), pois a reportagem em questão não estava sequer pronta. Segundo o impresso “a reportagem estava em processo de apuração”.

Parece que antes de lutarmos contra a censura devemos reivindicar mais atenção dos profissionais de qualquer setor de trabalho. Com isso não precisaremos presenciar situações, no mínimo, vergonhosas como a que foi relatada.

Imagens: http://almadonegocio.files.wordpress.com/2007/05/censura.jpg

Nenhum comentário: