sexta-feira, 20 de junho de 2008

Memória Roda Viva, 21 anos de história.

Por Thiciane Araújo


O precioso acervo de entrevistas do Programa Roda Viva, da TV Cultura, está agora disponível na internet, no site http://www.rodaviva.fapesp.br , graças à uma iniciativa conjunta da Fundação Padre Anchieta, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio de seu Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp).

O Roda Viva é um programa de entrevistas e debates exibido todas as segundas-feiras, a partir das 22h40, e tem a peculiaridade de mudar, a cada edição, tanto de entrevistado quanto de entrevistadores. A apresentação fica por conta de um jornalista mediador dos debates, este posto, ocasionalmente, também se renova. Estes elementos trazem uma dinâmica excelente às discussões e debates além de torná-los mais democráticos.

Para a alegria de seus telespectadores – entre os quais me incluo - o programa publicou parte da sua primorosa coletânea, acumulada em 21 anos de história, em três livros: O Melhor do Roda Viva - A Cultura, O Melhor do Roda Viva – Internacional e O Melhor do Roda Viva – Poder. Agora, no ciberespaço, são 206 entrevistas que ajudam a conhecer e refletir sobre a realidade brasileira e internacional, com convidados interessantes e preparados para falar sobre os mais diversos assuntos, tanto de um lado quanto do outro da bancada.

A página traz, além de todas as entrevistas em formato texto na íntegra, uma ferramenta de interação programa-público, a página “Fale Conosco”, onde o espectador pode sugerir novas pautas e enviar perguntas ajudando na dinâmica do programa.

Para quem não assiste, o Roda Viva foi e é painel de discussões que marcam a história brasileira. Da cadeira giratória central, o entrevistado pode ver uma espécie de tribuna, onde estão dispostos os mais diversos convidados preparados para lhe fazerem perguntas que inevitavelmente levam a debates elucidativos, coerentes e enriquecedores. O que marca o programa é a liberdade nas discussões e na escolha dos convidados. A disposição do cenário reforça esse conceito. Sabe aquele espaço onde são, realmente, discutidos os assuntos de relevância social de maneira responsável e contundente? Pois é, no Roda Viva vemos a prática da responsabilidade social do jornalismo na atualidade, e no canal aberto! Sua memória é uma pérola que o ciberespaço nos oferece.

Nenhum comentário: