segunda-feira, 16 de junho de 2008

Evite cair no "Conto do Email"

Por Jovaldo Júnior

Diariamente surgem na internet milhares tipos de emails falsos, com as maiores espécies de picaretagens possíveis para enganar o navegante: são utilizados nome de bancos, sites de segurança, sites de notícias, serviços na internet, lojas on-line, desenvolvedores de antivírus, enfim, do que for possível de se imaginar em termo de serviços, a fim de iludir o usuário não informado. O objetivo dessas mensagens é geralmente o de capturar informações do internauta, como senha de bancos, senha do MSN e até do orkut.

Sério, pelo menos uma vez por dia recebo um email assim:

(clique para ampliar)

Aparentemente é um email da Caixa Econômica Federal. Aparentemente. E como eu sei que não é um email verdadeiro? Vejamos:

1 - Eu não sou cliente da Caixa. Essa já é uma ótima razão para não acreditar no email.

2 - O link que o remetente pede para ser clicado, direciona para um endereço por si só já suspeito.

3 - O email diz que precisa-se de um recadastramento dos usuários e que para isso a pessoa basta clicar no link proposto. "[...] basta clicar no link abaixo e em seguida clicar em salvar e logo após executar, aguarde alguns segundos e siga as instruções de instalação". E por último diz que se a pessoa não fizer a suposta atualização "seu computador será bloqueado e o desbloqueio só poderá ser realizado nas agências da CAIXA."

Nenhum Banco mandaria uma mensagem dessas, ainda mais dizendo que se você não se cadastrar, o seu computador automaticamente sofrerá um bloqueio. Um email que direciona pra um arquivo executável -- .exe -- nunca é coisa boa.

Sendo assim: não clique em links com o final .exe ou .zip; se houver algum pedido de download, esqueça; se você tiver dúvidas do conteúdo do email, ligue para a empresa que supostamente lhe enviou o email, através do telefone que consta no site oficial da companhia; veja os erros tanto de português quanto de imagens estranhas, pois lammers são sempre, digamos, incompetentes; enfim, não acredite em tudo que recebe por email, muitas vezes são coisas falsas.

Veja outro exemplo de fake mail no Techzilla.


Um comentário:

Anônimo disse...

O problema é que a internet virou terra de ninguém e enquanto não houver controle efetivo e alguma espécie de código de leis voltado especialmente para os crimes cometidos no mundo virtual, sofreremos ainda mais com essas coisas.

O melhor, ainda e sempre, é ficar atento a tudo, principalmente quem é mais leigo na web. Todo cuidado é pouco. Ótima dica Jovaldo. Texto muito bom, como os do seu site. Parabéns! Abs.