quinta-feira, 5 de junho de 2008

Muitas Surpresas num GP Incomum



Por Pedro Ivo

O GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2008 do mundial de Fórmula 1, foi marcado pela chuva, pelos acidentes, pela vitória de Lewis Hamilton e principalmente pelo show de pilotagem dos jovens Sebastian Vettel e Adrian Sutil, ambos alemães.

Vettel, pilotando uma pouco competitiva Toro Rosso, conseguiu um surpreendente quinto lugar, mostrando mais uma vez sua habilidade em pilotar com chuva. Já Sutil, pilotando uma frágil Force India (escuderia estreante e notavelmente a mais fraca da temporada), chegou a figurar entre os quatro primeiros colocados na parte final da corrida. Porém, a poucas voltas do fim foi atingido na traseira pelo campeão Kimi Raikkonen, da Ferrari, sendo obrigado a abandonar logo em seguida. Frustrado, o jovem piloto saiu chorando do carro. Talvez fosse punido por ultrapassar três carros sob bandeira amarela (ação proibida pelas regras de corrida), mas, mesmo assim, não perderia o brilho de sua grande atuação nesse GP.

Lewis Hamilton, da McLaren, venceu aproveitando os erros de seus adversários e se valendo de competência. Com a vitória chega à liderança do campeonato e encerra um jejum de quase 40 anos de vitórias inglesas nesta pista (a última vitória de um inglês foi com Graham Hill, em 1969).

Seus adversários diretos no campeonato obtiveram resultados variados. Kimi Raikkonen, atual campeão, além de bater em Sutil no final da corrida, teve que passar pelos boxes (o chamado "drive trough",) por um erro da equipe no início da corrida, e terminou em nono, sem marcar pontos. Já Robert Kubica, piloto da BMW e também adversário de Hamilton no campeonato, se saiu muito bem. Pilotou sem errar e chegou a um segundo lugar (inclusive andando na ponta por algumas voltas), mostrando a constante evolução da escuderia bávara na temporada 2008.

Para os pilotos brasileiros esse GP poderia ter sido melhor. Felipe Massa (Ferrari) fez a pole e pilotava sem erros até a 16ª volta, quando passou reto em uma curva e perdeu a liderança. Mais tarde a equipe erraria a estratégia dos pit-stops, o que minou suas chances de vitória, fazendo-o terminar em 3º.

Rubens Barrichello com uma fraca Honda conseguiu um bom 6º lugar e conquistou seus primeiros pontos na temporada e Nelson Ângelo Piquet, da Renault, mais uma vez abandonou, mostrando seu fraco desempenho até agora no campeonato, sem marcar pontos.

Com a vitória de Hamilton o campeonato fica ainda mais equilibrado. Hamilton agora é líder, com 38 pontos. Em seguida vêm Raikkonen, com 35, Massa, com 34 e Kubica com 32. No Mundial de Construtores a Ferrari continua na liderança (69 pontos), seguida por McLaren (53) e BMW (52)

A próxima corrida do campeonato será dia 8 de junho, em Montreal, no GP do Canadá.

Nenhum comentário: