quarta-feira, 18 de junho de 2008

A Camuflagem da CPMF

Por Talita Sant´Anna



A alegria devido ao fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) durou pouco. Mal deu tempo de nos contentarmos com o fato de termos menos um imposto a pagar e já está em votação, na câmara dos deputados, um novo tributo, a CCS (Contribuição Social para Saúde), projeto de lei elaborado pelo deputado Pepe Vargas (PT-RS) a ser incluído na Emenda 29 da Constituição.

Essa contribuição obriga os cidadãos brasileiros a “doarem” parte do seu dinheiro, numa alíquota de 0,1%, sobre movimentações de contas bancárias, que será destinado apenas aos custos de saúde no país. No entanto, esse novo imposto não atingirá as classes mais baixas da população. Está isento de pagar quem recebe salário inferior a aproximadamente R$3 mil reais, e também aposentados e pensionistas.

Apelidada por algumas pessoas de “Contribuição contra Seu Salário”, a CCS, se aprovada, não será provisória e terá início a partir de janeiro de 2009. Resta agora aos parlamentares votarem contra ou a favor na criação dessa nova taxa para os brasileiros.

Para entender a Emenda 29: http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac70767,0.htm
Ou se quiser conhecer a história da CPMF: http://www.estadao.com.br/interatividade/Multimidia/ShowEspeciais%21destaque.action?destaque.idEspeciais=368

FONTES: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u411361.shtml
http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac179813,0.htm

4 comentários:

Kadydja Albuquerque disse...

Thiciane, no final do texto os links não aparecem. Veja isso.

Anônimo disse...

E o que é que eles fazem com o dinheiro arrecadado de impostos, que bate recordes todos os anos?

Talita Sant' Anna disse...

lembra não?colocam nas cuecas =P

Conde Olaf disse...

Cara Talita, esse imposto não vai ser pago por aproximadamente 93% da população brasileira, certo? Dai resulta que seu texto apenas fala do novo imposto sem acrescentar nada ao que já foi dito, sem ponnto de vista.Caberia-nos diante de tal absurdo, protestar, mas como voce e mulhoes de outros brasileiros, ficamos parados observando, repetindo clichês de conversar de taxista; sem preconceito com a profissão.Afirmação do tipo: 'mais um imposto, nao aguento, que pais é esse', nunca levou moises ate a montanha e nunca fez a montanha chegar ate ele. Escrever é uma forma de expressar ideias e ate encabeçar um movimento serio de luta e resistencia, muito embora seu texto esteja longe de alcançar isso...