quinta-feira, 26 de junho de 2008

Dos médicos cubanos, para fumantes e afins: quatro meses de vida.

Por Iuri Max

Em 92 foram iniciadas, em Cuba, pesquisas para criação de uma vacina terapêutica para o tratamento do câncer de pulmão. Quase duas décadas depois - nesta terça, 24 - a vacina Cimavax EGF foi finalmente lançada. Tantos anos de pesquisa resultaram em um aumento de quatro a cinco meses na expectativa de vida dos pacientes, sem afetar sua qualidade de vida.

O efeito da vacina é decorrente de uma proteína modificada que ataca diretamente as células cancerígenas. Os efeitos colaterais são muito menores que os de outros tratamentos como a quimioterapia: não provocam, por exemplo, a queda de cabelo. Em breve a vacina será comercialzada na Europa, Ásia e outros países da América. Já está disponível em Cuba e é gratuita.

Não é uma cura à doença, apenas um paliativo. Sim, parece pouco. Não é. 120 dias a mais de vida têm um valor incalculável. O que você faria nesse péríodo? Quel tal viajar? Que tal mais um maço de cigarro?

Veja matéria completa sobre o assunto.
Foto por Reuters.

2 comentários:

Anônimo disse...

120 dias de vida é muito para quem não tem mais perspectiva alguma, quando se está à beira da morte.

Nós não sabemos o que é isso ainda pq nem reparamos na nossa vida, nas coisas que acontecem no cotidiano. Um dia só representa 24 horas, apenas.

Marina disse...

Realmente, 120 dias...é tempo suficiente para você fazer todas as coisas que mais desejou e por causa da correria da vida, ou por pudores excessivos não conseguiu fazer, essa é a oportunidade.