segunda-feira, 16 de junho de 2008

TERRA, ainda PLANETA ÁGUA!

Por Rodolfo Menezes

Nosso planeta bem que poderia ser chamado de Água, ao invés de Terra. Isso porque cerca de 2/3 da superfície do planeta é formado por água. Estima-se em cerca de 1,35 milhões de quilômetros cúbicos o volume total de água na Terra.



O problema deste recurso no nosso planeta encontra-se na obtenção de suas fontes: 97,5% da água disponível na Terra é salgada e está em oceanos e mares, 2,493% é doce mas encontra-se em geleiras (1,979% deste total) ou regiões subterrâneas (aqüíferos, 0,514%) de difícil acesso e só 0,007% da água potável pode ser encontrada em rios, lagos e na atmosfera.

Um fator decisivo para a necessidade da conscientização é a negligência na distribuição e a má administração dos recursos hídricos. Alguns países já sofrem em dimensões alarmantes, como o Kuait e os Emirados Árabes, a falta de água potável, capaz de suprir necessidades básicas à vida humana. Cerca de 5 milhões de pessoas morrem todo ano por problemas oriundos da falta de água.

Os ambientalistas alertam para um provável esgotamento desse recurso natural, imprescindível para sobrevivência no nosso planeta. A natureza alerta acerca do problema através de fenômenos naturais, como secas e enchentes, que a poluição e o mau uso da água estão alterando drasticamente o nosso cotidiano.

Algumas empresas já trabalham com sistema de reaproveitamento baseado no desenvolvimento sustentável. Elas criam um sistema de “reciclagem” da água, o que reduz os gastos e não afeta tanto ao meio ambiente. Já existem até empresas especializadas em tecnologias para o “reuso” dos recursos hídricos (http://www.okte.com.br/Tecnologias/Reuso_agua.htm). Idéias de responsabilidade social e ambiental atraem das empresas cada vez mais investimentos que visam menor dependência dos recursos naturais.

Todos podem ajudar a manter esse ingrediente essencial para vida na Terra, não só os governos através de políticas públicas de conscientização e orientação, mas também cada um através das mudanças de hábitos costumeiros, que são os primeiros passos para contribuir. Pode parecer meio óbvio ou banal desligar a torneira, enquanto se escova os dentes ou se faz a barba, e o chuveiro enquanto se ensaboa, mas essas medidas ajudam, e muito, a economizar no orçamento doméstico e, o mais importante, garantem a existência da água por mais tempo no nosso planeta.

FONTES:
http://www.uniagua.org.br/website/default.asp?tp=3&pag=default.asp
http://www.un.org/depts/dhl/spanish/water/index.html
http://www.cnrh-srh.gov.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

O futuro do nosso planeta está cada vez mais entregue às nossas mãos, e a resposta da natureza às agressões já sofridas estão causando um impacto significante (e como!) no cotidiano da Terra.

Que todas as iniciativas cujo objetivo seja a consciência ambiental deêm o resultado o mais breve possível. Quem sabe ainda haja tempo de se evitar o pior.

Ótimo texto Rodolfo! Parabèns! ;)