segunda-feira, 30 de junho de 2008

Mais uma lei no Brasil?


Por Thamires Nunes

Desde o dia 20 de junho, o código de trânsito brasileiro ganhou uma nova lei. Agora só é permitido 0,3% de álcool no sangue ao dirigir (antes eram admitidos até 6 decigramas de álcool por litro de sangue, o que equivale a dois copos de cerveja).

Com essa lei, os motoristas não podem mais dirigir, nem nas estradas e nem nas cidades, após ter consumido quantidade alguma de álcool. Ou seja, balada agora é sem bebida.

Caso os motoristas sejam pegos em flagrante, terão que pagar uma multa de R$ 955,00; terão a carteira de habilitação apreendida e suspensa por um ano, e ainda serão presos.

Mas será que é apenas mais uma lei escrita no papel ou será posta em prática realmente?

Segundo o portal da Globo, nesses últimos dez dias, quase 300 pessoas infringiram a lei e foram multadas e presas. Isso nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Ao contrário da região sul, onde a fiscalização está grande tanto nas estradas como dentro das cidades, aqui no Nordeste a lei nem parece que entrou em vigor. Nesses últimos dias de festas juninas em Aracaju, presenciei um motorista com uma lata de cerveja na mão e conversando com um agente de trânsito. Após terminar a conversa, entrou no carro e saiu numa boa.

Acredito que essa lei não vai fazer com que as pessoas bebam menos. O que tem de haver é uma conscientização de que é arriscado e perigoso conduzir um automóvel após a ingestão de bebida alcoólica.

Nenhum comentário: