terça-feira, 17 de junho de 2008

Moda: quem vai ganhar essa guerra?

Por Victor Bruno

O que é moda para você? Para uns, apenas
jeito de se vestir, para outros, consumo em série de um estilo de vida. Mas todos concordam em um ponto: moda é a tendência de consumo atual.

Vemos diariamente pessoas que andam agrupadas e isoladas de outras culturas. São roqueiros, funkeiros, punks, pagodeiros, patricinhas, forrozeiros e mais uma infinidade de outras denominações que são agregadas à sociedade com uma freqüência cada vez maior. Mas não é a diversificação que chama mais atenção e sim o universo criado por cada um. Com as mesmas falas, vestes e gestos cada grupo constrói uma muralha difícil de ser ultrapassada por idéias divergentes. Foi isso que o mercado comercial começou a perceber e que deu abertura para a criação de negócios especializados. Hoje você pode ir a uma loja que vende somente artigos para quem gosta de Rock ou, se preferir, comprar incensos em uma loja de esotéricos para ambientalizar sua casa e sintonizar a alma e a mente. As opções de consumo estão cada vez maiores e isso não pára por aí.

Além de lojas, existem também eventos para divulgar ainda mais os estilos atuais como é o caso da São Paulo Fashion Week (com sua 25ª abertura realizada ontem) ou do Abril Pro Rock. Entretanto, o fato é que as diferenças - cada vez mais gritantes -, ao invés se enriquecer os comportamentos individuais das pessoas, criam um abismo entre elas e fazem com que os defensores de um grupo específico defendam a superioridade em relação aos outros. Alguns chegam até a provocar agressões físicas e danos materiais como aconteceu em dezembro do ano passado, onde houve uma briga entre Punks e Skinheads no estado de São Paulo.



Um outro universo interessante é o grupo dos Cults que preferem o vinil ao mp3 e gastam pequenas fortunas para adquirir antiguidades no intuito de demonstrar a bagagem cultural que possuem. Como por exemplo:

Pagar 5.600 reais por uma antiga balança de moedas...


...ou gastar gastar 7.500 reais na primeira edição dos três volumes do livro "Apontamentos para a História Natural dos Pássaros". (Que nem está traduzido para o Português, mas como Espanhol é mais Cult, o preço se torna uma pexinxa)


Os Cults fazem ferrenhos embates contra grupos, segundo eles, fúteis como “Funkeiros” e “Patricinhas” que, para se defender, usam como bandeira a famosa filosofia do “Carpe Diem”.

O mundo está dividido. E essa divisão vem fragmentando em alta velocidade a originalidade para dar espaço aos modismos modernos. O que para uns é dinâmico e atual, para outros pode ser a perda de valores importantes na construção de uma sociedade decente. Quem está certo? Só o futuro poderá dizer. A única coisa que ainda nos resta é analisar com cuidado as facções existentes, escolher a que achamos melhor e torcer para que a nossa escolha um dia ganhe essas batalhas de tendências e estilos.

2 comentários:

Jeimy Remir disse...

Bom tema, boa abordagem, bom texto. Parabéns!!!

Marina disse...

Gostei muito, é um tema bastante legal a se tratar.