sexta-feira, 27 de junho de 2008

"Qualquer maneira de amor vale à pena"

Por Yasmin Barreto

No último dia 25, senadores e deputados que se denominam Frente da Família, liderados pelo senador Magno Malta (PR-ES), protestaram contra o projeto de lei PLC-122/2006 que transforma a homofobia em crime.

Este protesto foi uma resposta ao pronunciamento da senadora Fátima Cleide (PT-RO), relatora do projeto na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) que conclamou os senadores a votarem favoravelmente na lei. Cleide baseou-se em dados estatísticos de que a maioria dos cristãos é a favor da criminalização da homofobia.

Ela convoca o senado a participar mais de assuntos como este, tão discutido pela sociedade e ainda pouco abordado pelo Congresso Federal. “É preciso que esta casa avance, que não pretenda mais uma vez passar uma postura conservadora e distante das demandas e desejos da sociedade brasileira. Não podemos mais ficar à parte dessa discussão”, disse em seu site.

Uma página da web contra a perseguição de cristãos, o Portas Abertas, demonstra descontentamento com a idéia. Para os responsáveis pelo veículo, esse projeto ferirá a constituição no que diz respeito à liberdade de expressão. Já o Grupo Arco-Íris, defensor dos direitos de homossexuais, divulgou nota orientando organizações filiadas à ALGBTS (associação brasileira de gays lésbicas, travestis e transexuais) a se unirem em apoio à causa.

Vale à pena ressaltar que se esta lei for aprovada será apenas um pequeno passo. Os homossexuais ainda não têm direitos previstos a respeito de heranças, divisões de patrimônio, declaração conjunta de imposto de renda, adoção de crianças, entre outros.

Para que haja a igualdade completa de direitos, é importante que os responsáveis pelas aprovações de leis ou projetos tenham sempre em mente que o Brasil é um Estado laico e que qualquer pesquisa e plebiscito que possa ser realizado a respeito de qualquer assunto deve levar em conta os cidadãos e não interesses de segmentos religiosos.

E, voltando ao título, é sempre bom lembrar que, como já escreveram Caetano Veloso e Milton Nascimento, “qualquer maneira de amor vale amar/ qualquer maneira de amor vale a pena/ qualquer maneira de amor valerá!”.

Foto: Portal G1

Um comentário:

Marina disse...

Realmente muito séria tal situação, sou cristã e não concordo com tal opnião, seria injusto privar uma pessoa de escolher quem amar, com quem viver, e transformar em crime algo que só fere o conservadorismo das mentes pequenas que ainda habitam esse país.É necessário respeito as pessoas e suas escolhas, respeito a forma de amar que cada um escolhe para si, respeito a decisão de seu irmão.
Cristo nos ensinou a amar a todos, sem distinção, porque então fazer o contrário em nome dele?