quinta-feira, 12 de junho de 2008

Cárcere privado

Por Pablo Fontes

Terça-feira, dia 10 de junho de 2008, o Brasil sofre com mais uma drama da vida real. A empregada doméstica Gabriela Jesus Silva de 25 anos fora resgatada pelos policias da 12 DP no bairro de Itapuã em Salvador (BA).

De acordo com o delegado da 12 DP, Gabriela era mantida sob o regime de cárcere privado e sofria inúmeras agressões como mostra as esfoliações sobre seu corpo. Segundo o relatório do delegado, Gabriela também era sujeita a não receber salários condenada, a um regime de escravidão.

Porém, a professora Maria Helena afirma que tudo não passara de um mal entendido, posto que, Gabriela era considerada como uma filha, logo jamais cometeria essa crueldade. Segundo Helena, a empregada não era liberada do seu expediente de trabalho, pois tinha medo da criminalidade que assola a cidade, logo tentava precaver sua vida. Além do mais, a Gabriela sofre de problemas psicológicos.

Em 1999, dos 5.334.533 trabalhadores domésticos brasileiros, apenas 25% tinham carteira assinada, contra 75% sem o direito concedido (dados da PNAD 2000). Alguns anos depois, pouco mudou. Segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais, em 2003 este percentual subiu para 27,1%, com larga diferença entre homens e mulheres (40,2% e 26,1%, respectivamente).

Na Região Sudeste, este índice é um pouco mais elevado (33,0%). Os piores indicadores estão nas regiões Norte e Nordeste: respectivamente 10,6% e 15,0% dos trabalhadores domésticos.

Fontes: http://salvadornoticias.blogspot.com/2008/04/27-de-abril-dia-da-empregada-domstica.html

http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=222902&modulo=967

3 comentários:

Conde Olaf disse...

Pablo, mais uma vez confuso né? A empregada doméstica Gabriela Jesus Silva de 25 anos fora resgatada(de onde Plabo?;Porém, a professora Maria Helena afirma que tudo não passara de um mal entendido(quem é essa pablo?)não entendi bem o "precaver sua vida".Você sabe o significado de precaver pablo?. As reflexões a que voce tenta chegar nunca consegui.Mais atenção goroto!É só...

Kadydja Albuquerque disse...

Pablo, o texto está confuso mesmo, mas vamos lá: lembra daquilo que eu falei na sala de aula?

Construa cada parágrafo - um por vez - com a fórmula: afirmação - fundamentação - conclusão.

cada parágrafo deve ter uma idéia-núcleo que vai conduzir o leitor ao longo do texto.

Lembre-se sempre: articulação entre os parágrafos e as idéias neles inseridas e desenvolvidas. E, sobretudo, raciocínio dedutivo ou indutivo. Leve o seu leitor a uma conclusão. ;-) Essa pequena webaula vale para todos, hein?

Abs!

Erick Souza disse...

O conde tá com a língua afiada! rs