quarta-feira, 11 de junho de 2008

Teléscopio espacial é lançado

Por Janaína de Oliveira

Nesta quarta feira foi lançado da base da Força Aérea dos Estados Unidos em Cabo Canaveral , Flórida, o telescópio espacial Glast. O telescópio foi criado especialmente para ser usado em observações de eventos violentos no universo, como formações de buracos negros e explosões cósmicas e é capaz de emitir para o nosso planeta imagens de alta definição do universo. O custo total da missão Glast está em torno de US$ 690 milhões.
O Glast traz com ele a grande possibilidade de novas descobertas, ajudará a entender o mistério da matéria escura que existe no universo, e do mecanismo de aceleração nos pulsares, e também a dinâmica dos núcleos ativos das galáxias.
A missão Glast “vai levantar um véu sobre o universo de maneira nova e grandiosa” , resumiu Steven Ritz, astrofísico da Nasa e um dos responsáveis pelo projeto, na entrevista coletiva de apresentação do projeto.
“O universo aparece muito diferente de fora do estreito leque de cores do espectro luminosos, através do qual nós vemos apenas com nossos olhos”, alegou David Thompson, responsável científico adjunto da missão glast.
Segundo a explicação de Thompson, a Via Láctea é vista aos nosso olhos de forma muito brilhante graças a uma visão gerada pelos raios gama, ela nos mostra o céu mudando constantemente com os objetos, sua intensidade luminosa varia em diferentes escalas do tempo. Uma das propostas do Glast é justamente detectar essas fontes de raios gama.
O Glast veio fadado a nos revelar questões desconhecidas do universo e das altas energia, veio nos envolver cada vez mais com o desconhecido, pois quanto mais a esfera do conhecimento cresce maior é o contato com o infindável desconhecido.

2 comentários:

Conde Olaf disse...

Acredito que por não ter sido voce a responsavel pela apuração de tais informações, deveria ao menos citar alguma fonte de referencia. É um bom texto, embora você não tenha participado, acredito eu, como reporter.

Janaina de Oliveira disse...

olá, conde olaf
obrigado pelo comentário. Realmente estavam faltando as fontes. Acabei de colocá-las. Me desculpem pela falta de atenção.