terça-feira, 17 de junho de 2008

Desabafo de Luciano do Valle é sucesso na web

Por Erick Souza

Experiência, fama e polêmica: Com 46 anos de carreira no jornalismo esportivo brasileiro, o locutor, apresentador e também empresário Luciano do Valle, atualmente na TV Bandeirantes, desqualificou vários de seus colegas de emissora em um programa transmitido ao vivo, pela sucursal da Band em Pernambuco na última quarta-feira, 11. O vídeo foi publicado no site YouTube e visualizado cerca de 300.000 vezes em menos de 1 semana.

A polêmica surgiu às vésperas da segunda partida da final da Copa do Brasil entre Sport Recife e Corinthians, a ser realizada no estádio da Ilha do Retiro, na capital pernambucana. Neste contexto, houve várias acusações de a grande imprensa brasileira, fixada no eixo Rio-São Paulo abordar, narrar e comentar tendenciosamente a favor da equipe paulista.

Do Valle, que reside em Recife e apresenta um programa diário na retransmissora local, fez então, horas antes da partida, um desabafo contra os colegas Oscar Roberto de Godói, Neto, Milton Neves e Flávio Prado, que segundo ele, não teriam diploma e seriam despreparados para atuar ao seu lado.

Veja o vídeo na íntegra:

"Eu tô indignado. Eu vou transmitir o jogo hoje porque eu sou obrigado. Eu, por mim, não pisava na Ilha hoje, mas nem por decreto... porque é um jogo só. São 90 minutos de bola. Quem ganhar ganhou, quem não ganhou bate palmas e continua a vida. Vamos parar com isso... onde é que nós estamos? A imprensa de São Paulo tá o que: abrindo guerra contra a imprensa do Brasil? Imprensa não, vírgula, os que se acham da imprensa. Porque na minha concepção de jornalista não tá o Neto, não tá o Godói, e comentam na Bandeirantes. Pra comentar ao meu lado tem que ter diploma, e eles não têm! Então não adianta ir na onda deles. Eles querem bagunça, querem audiência! Cadê o diploma do Milton Neves, cadê!? Cadê o diploma do Flávio Prado, quero ver... é radialista, jornalista não! E aí por diante... mas deixa pra lá. [...]"

A declaração foi vista por muitos como uma demonstração de coragem, indignação e coerência. Por outros, apenas como uma jogada de marketing, já que à noite, do Valle transmitiu a partida normalmente acompanhado por Godói e Neto, e em clima bastante amistoso.

O Sport venceu a partida por 2x0 e tornou-se o primeiro clube pernambucano campeão da Copa do Brasil.

Nenhum comentário: