terça-feira, 3 de junho de 2008

UFS: 40 anos de crescimento intelectual e cultural de Sergipe


Por Yasmin Barreto (texto) / Fonte da imagem: www.ufs.br/deape/UFS.jpg

O ensino superior em Sergipe iniciou-se em 1948, com a criação das faculdades de Química e Ciências Econômicas. Em 1950, elas entraram em atividade e, um ano depois, são criadas as faculdades de Direito e Filosofia, seguidas da faculdade de Serviço Social, em 1954. Com a criação da faculdade de Medicina, em 1961, os movimentos pela criação da Universidade Federal de Sergipe aumentaram por pressão da sociedade.

Em 15 de Março de 1968, foi criada a UFS composta por dez cursos superiores. Assim foi suprida a necessidade de ter uma universidade federal no estado, possibilitando desenvolvimento cultural e intelectual ao estado de Sergipe. Antes fragmentada em diversas áreas de Aracaju, é construída uma nova sede e inaugurada em 1980, na cidade de São Cristóvão.

Com o passar das décadas, foram implantadas pós-graduações, pesquisas foram iniciadas, cursos novos foram ampliados e houve remodelação nos horários, tudo para facilitar a vida do estudante. E aí começa a fase de expansão da instituição.
A partir de 2004 essa expansão ganha grandes incentivos. O númeor de mestrados salta de oito para dezessete e o de doutorados de um para cinco. A UFS é instalada em Itabaiana e depois em Laranjeiras e, para completar, foram criados 19 novos cursos de uma só vez. Com o crescimento dos cursos, outras medidas fora tomadas para que houvesse uma estrutura sólida e que não prejudicasse a universidade.

Para que a expansão se concretize com qualidade, há aumento na contratação de professores e crescimento de sua infra-estrutura. Esta, por meio de obras em mais de 39 mil metros quadrados, ocorrem com construção de uma nova didática e do núcleo de petróleo e gás, todos com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - o Reuni.

Os 40 anos da UFS não serão comemorados apenas com eventos culturais, lançamentos de livros e homenagens, mas com a expansão universitária para que estudantes, professores e sociedade possam usufruir de cultura, história e conhecimento e dar base ao crescimento intelectual do estado de Sergipe.

2 comentários:

Adrine disse...

Ótima idéia! É interessante para a galera que está começando ter um meio de divulgar as matérias. Foi algo que senti falta no meu terçeiro período. E os textos estão muito bons! Bom trabalho a todos e sucesso!

Priscila Viana disse...

A matéria ficou bem escrita, mas é bom tomar cuidado para não parecer 'rasgação de seda', nas próximas.