sexta-feira, 27 de junho de 2008

Não é prosaico: é notícia.

Por Iuri Max

Todos conhecem o estereótipo clichê das modelos: altíssimas e macérrimas. Todos também sabem, mas muito pouco discutem, que modelos negras são raras exceções nos desfiles e editoriais de moda. Eventualmente surgem algumas vozes no mundo fashion – que também são exceções – dispostas a “falar” em prol da negritude. Tão raras que, quando em doses não homeopáticas, são sempre notícia.

Foi lançada ontem a edição de julho da Vogue italiana. Chamou a atenção de grande parte da imprensa mundial. O New York Times, por exemplo, fez uma crítica bastante elogiosa à revista. Motivo: é uma edição inteiramente “black”. São mais de cem páginas dedicadas ao assunto. É repleta de fotos feitas pelo renomado fotógrafo Steven Meisel e todas são de modelos negras.

Infelizmente o mercado inibe a disseminação dessas ações. Meisel diz na matéria do Times que as grifes não costumam utilizar modelos negras porque acreditam que o consumidor irá resistir ao produto. São poucas as que vão de encontro a essa idéia. Tornam-se manchete. Afinal o insólito continua, ainda, sendo valor-notícia.

Veja também a matéria do Globo Online sobre o assunto.
Foto por Steven Meisel para Vogue Italia.

Nenhum comentário: