quarta-feira, 25 de junho de 2008

Tentando tapar o sol com a peneira?

Por Fernanda Carvalho

Na mesma semana em que Bill Gates anunciou sua 'aposentadoria', a oitava edição do Greener Electronics Guide, promovido pelo Greenpeace,que analisa a qualidade dos produtos tecnológicos do ponto de vista ambiental, colocou a Microsoft entre as piores empresas de tecnologia em termos ecológicos.

Tá, e o que uma coisa tem a ver com outra(tirando o fato de Gates ser presidente e maior acionista da Microsoft)? Tem que o terceiro homem mais rico do mundo se afastará da rotina diária da empresa que fundou em 1975 com Paul Allen, com a idéia de dedicar mais tempo à Fundação Filantrópica Bill e Melinda Gates, que criou com sua mulher em 2000.

A organização tem como foco a saúde e educação dos menos favorecidos. Mas parece contraditório que alguém que tanto se preocupa com a "melhoria do mundo" não tente desempenhar tal consciência dentro de sua própria empresa.

É fundamental numa sociedade como a nossa, onde o Estado não consegue desempenhar suas funções como deveria, que existam entidades filantrópicas que venham tentar suprir ou amenizar tal deficiência. Nesse aspecto a iniciativa de Gates é elogiável. No entanto alguém que se dedica tanto a ações humanitárias, investindo bilhões de dólares em programas sociais, deveria se preocupar um pouco em solucionar ou amenizar sua própria sujeira.

Numa época em que todos pregam discursos ecologicamente corretos uma empresa como a Microsoft deveria se atentar mais para os danos que seus produtos causam ao ambiente. É Bill, usando uma frase bem clichê : "Não adianta tentar tapar o sol com a peneira". Não mesmo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essas ong's criadas por essas grandes empresas nunca me enganaram... Pouquíssimas instituições filantrópicas fazem jus ao propósito em que se criou esse conceito.