sexta-feira, 13 de junho de 2008

Sexta-feira 13: Superstição inclusive nos dias de hoje?

Por Thiago Vieira

13 de junho de 2008. Uma data comum para muitos, exceto pelo fato deste dia cair exatamente numa sexta-feira. A famosa, sexta-feira 13. Que causa tanto medo e curiosidade nas pessoas, despertando misticismos. Apesar da modernidade e dos avanços tecnológicos existem certos costumes, como esse, que persistem até hoje. E, não raro, é comum ver pessoas recorrendo a lojas especializadas em artigos místicos, além de plantas e ervas com características ocultas.

Existem, atualmente, três supostas linhas históricas que explicam o início dessa superstição: Uma delas, de cunho religioso, conta que seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa que levou à crença no azar neste dia. Na mitologia nórdica, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Por último, na numerologia, a crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é estimado como símbolo de boa sorte.

Independente de qual delas seja a verdadeira, o fato é que esse dia desperta em muitas pessoas um desejo de proteção espiritual. Até mesmo os mais céticos demonstram receio diante deste dia. Alguns especialistas afirmam que parte dessa construção é protagonizada da mídia, sobretudo pela indústria de filmes dos anos 80/90, que cultuaram e perpetuaram esse dia como um dia macabro. O que pode ser nitidamente notado no filme americano Sexta-feira 13 (Friday the 13th; 1979) em que um assassino em série mata uma série de jovens cruelmente.
Apesar de esta ser uma apropriação dos produtores de filme, o fato é que as sextas-feiras treze têm um “quê” de mistério. E mesmo contra o pensamento racional, muitos ainda mantêm acesas suas tradições e manias. E você, já comprou seu pé de coelho?

Fontes:

http://www.infonet.com.br/cultura/ler.asp?id=74222&titulo=cultural

http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=74223&titulo=cidade

3 comentários:

Pedro Ivo disse...

O engraçado é que toda sexta-feira 13 pra mim é um dia excelente.
Como dizem muitas pessoas, superstição é pra quem acredita!
O texto ficou muito bom e teve um tema até diferente pra o blog.
Tá de parabéns, Thiago!

Kadydja Albuquerque disse...

Thiago, não se esqueça: jogue o texto primeiro no bloco de notas e depois no editor do blog. Ele está com fontes diferentes.

Thiago Vieira disse...

Professora, não fui eu que postei.
Foi o Rafa, portanto não tive culpa quanto a mudança na fonte.
Abraços.