quarta-feira, 4 de junho de 2008

Elas ganham deles


Por Thamires Nunes

Sempre houve uma comparação entre meninas e meninos. Muitas pesquisas são feitas para verificar a personalidade de cada sexo. Quem é mais inteligente, quem se sai melhor no mercado de trabalho, quem é mais emotivo ou quem possui maior domínio na área de ciências exatas e na área de ciências humanas etc.

Em visita ao blog de Antônio Ribeiro, colunista da revista Veja online, achei interessante uma nova pesquisa que saiu. “Um estudo acadêmico ítalo-americano liderado pelo Dr. Luigi Guiso, do Instituto Universitário Europeu de Florença” resultou em que as meninas já não ficam atrás nos aspectos que antes ficavam em relação aos garotos.

“As garotas estão encurtando a distância no domínio onde tradicionalmente eram inferiores, ainda que sem perder a dianteira no campo que lideram”. A percepção de maior diferença entre elas e eles, é feita nos países escandinavos, como por exemplo, na Suécia, onde as garotas ficam 0,81 pontos atrás em relação ao desempenho dos rapazes, na área de matemática. E na Turquia a diferença aumenta, e fica com 25,1 pontos. Se ambos tiverem ensinos e tratamentos iguais o desempenho das meninas será melhor, elas ganham. Logicamente que o cérebro de cada um funciona de forma diferente, e o desenvolvimento depende da genética também”.

A pesquisa também concluiu que os homens continuam com melhor noção espacial e as mulheres possuem mais dificuldade na hora de estacionar o carro. Mas nem por isso deixam de ser boas motoristas e mais precavidas. E eles ganham também no senso de orientação, elas precisam de um GPS, já eles ficam com os mapas. Tem um livro que retrata bem essas diferenças: “Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor?” de Allan Pease e Barbara Pease.

O melhor de tudo isso questionado é que elas estão avançando cada vez mais e ganhando espaço na sociedade. “Elas são melhores do que eles”. As mulheres evoluem cada vez mais.

Nenhum comentário: