segunda-feira, 7 de julho de 2008

Tire os livros da estante e espalhe-os pelo mundo

Por Marianne Heinisch

Imagine-se num bar ou num café, sentando confortavelmente na cadeira. Você percebe que um livro foi deixado sobre a mesa, provavelmente esquecido. Entre as páginas há um bilhete, explicando o vínculo da obra a uma corrente do tipo "leia e passe adiante".

Essa é a idéia do americano Ron Hornbaker: ele criou o site BookCrossing (troca de livros, em inglês), que promove “transformar o mundo todo numa biblioteca e dividir o prazer literário”.

É bem simples: você cadastra um livro no site, coloca um bilhete esclarecedor e um “número de identificação” na contra-capa e o solta em qualquer lugar público. Quem o encontrar é instruído a registrá-lo no site dizendo onde e quando o livro foi encontrado. Através do número de identificação, é possível acompanhar pela internet o trajeto da obra ao longo do tempo.

O Brasil tem 135 livros “soltos na natureza”, ou seja, que foram deixados em local público e ainda não foram encontrados ou registrados. Número irrelevante ao lado dos 15 mil e 46 livros espalhados pelos aeroportos, correios, ônibus, navios, portos, trens e metrôs dos Estados Unidos. Lá o movimento é tão popular que muitos garçons não recolhem mais os livros deixados nas mesas dos cafés; eles já sabem que isso faz parte do bookcrossing.

Há 662.463 pessoas de 130 países - como Iraque, Egito, Grécia, África do Sul e Dinamarca – cadastradas, e 4.688.540 livros registrados no site. O termo bookcrossing foi também incluído no Concise Oxford English Dictionary como uma nova palavra, e é definido como: prática de deixar um livro em local público para ser pego e lido por outras pessoas, que, então, fazem a mesma coisa.

Zonas oficiais de troca de livros (official bookcrossing zone - OBCZ) no Brasil:

São Paulo: Bar e Restaurante Central das Artes

Rio de Janeiro: Lunático Café e Cultura

Vale a pena dar uma conferida no bookcrossing.com

2 comentários:

Meu Papagaio disse...

Olá!


Notei que você ainda não fez a sua inscrição no BlogCamp SE 2008!

O evento que vai reunir blogueiros sergipanos e de outros estados será realizado em Aracaju, nos dias 25, 26 e 27 de julho. Para fazer sua inscrição, acesse o blog do evento: www.blogcamp.com.br. Participe!

Algumas possíveis perguntas sobre o evento:

O que é um BlogCamp?

O BlogCamp é um evento onde blogueiros reúnem-se para discutir a blogosfera. Em um BlogCamp, os temas atendem à demanda dos participantes, ocorrendo o que é chamado de “desconferência”, que são apresentações, debates ou bate-papos sem roteiro definido, gerados de forma colaborativa.

Este é o primeiro BlogCamp a ser realizado no Brasil?

Não. Já houve BlogCamps em São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba e Fortaleza. Agora é a nossa vez!

Terei que pagar alguma taxa para participar?

Não. Para participar do BlogCamp SE, não serão cobradas taxas nem serão pedidas contribuições de nenhuma espécie. Todas as despesas serão pagas por patrocinadores.

Quem pode participar do BlogCamp?

O evento é destinado a todos os que se interessam por blogs, sejam blogueiros ou não. O importante é participar ativamente dos debates.



Caso haja mais dúvidas, por favor entrem em contato. E não esqueçam de fazer suas inscrições! Isto é muito importante!

Grato,

Antonio Carlos Lima

www.meupapagaio.com

ARMANDO MAYNARD disse...

"Leitura,um hábito inteligente" visite o blog(lygiaprudente.blogspot.com)