terça-feira, 22 de julho de 2008

IV Festival Nacional de Fotografia

Por Michel Oliveira

Agosto é considerado na cultura popular como o mês do cachorro louco. Foi o mês da morte de Getúlio Vargas. Para as religiões de origem africana é o mês de Obaluaiê e de Oxumaré. No catolicismo se comemora, em agosto, o dia de Nossa Senhora da Assunção. É o mês dos pais, dos estudantes e dos soldados. Na Bahia, no entanto, é o mês da fotografia.

O IV Festival Nacional de Fotografia - A Gosto da fotografia é um evento realizado na capital, Salvador, e em mais nove cidades da Bahia, durante todo o mês que vem. Na programação estão exposições, cursos e palestras. O festival realizado pela Casa da Photographia é patrocinado pelo Banco do Nordeste. Os destaques desse ano são: a exposição do alemão Titus Riedl, pesquisador e historiador; os trabalhos dos fotógrafos Anísio carvalho, Renata Voss, José Bassit, Valéria Simões, dentre outros.

Sob a curadoria do artista plástico Ayrson Heráclito, o festival quebra os padrões tradicionais e circula pelo interior, expandindo a arte fotográfica através de cursos de pinhole (fotografia artesanal feita com latas e caixas de fósforo). O organizador do A Gosto, o fotógrafo e diretor da Casa da Photographia, Marcelo Reis, afirma no site que a importância do evento é a possibilidade de reunir fotógrafos e pessoas interessadas na arte do fotografar para exibirem trabalhos inovadores e para refletirem sobre a importância da fotografia no mundo contemporâneo. “O Festival é um marco para a fotografia baiana, pois conta com a presença de novos e experientes fotógrafos de todo o país”, conta.

Confira a programação competa aqui.

Nenhum comentário: