sexta-feira, 25 de julho de 2008

Balzaquiana de proveta

Por Michel de Oliveira
Imagem: finasintonia.blogspot.com
Balzaquiana refere-se a uma mulher de trinta anos, ou que aparente esta idade. O termo é uma alusão direta ao escritor francês Honoré de Balzac, autor do romance “Mulher de 30 anos”, no qual retrata os conflitos de Júlia d`Àiglemont, uma mulher mal casada, que tem consciência dos problemas que envolvem um matrimônio e que se vê esmagada pelos tabus da sociedade, principalmente quando se apaixona de verdade.

Subjetivos a parte, hoje é o aniversário da britânica Louise Brown, primeiro bebê de proveta, que celebra seu trigésimo aniversário. Ela nasceu no Hospital Geral de Oldham, no dia 25 de julho de 1978, após uma gestação gerada pela técnica de fertilização desenvolvida pela equipe dos cientistas Robert Edwards e Patrick Steptoe.

A técnica consiste na retirada de um óvulo que é fecundado em laboratório. Depois de formado o embrião é implantado no útero da mãe. Estimativas feitas pelo ICMART, instituto que monitora a reprodução assistida, calculam que cerca de 4 milhões de bebes já nasceram por esse método.

No dia 13 de janeiro de 2007 Louise Brown deu à luz em um parto normal. Espero que ela não tenha o mesmo destino de Júlia d`Àiglemont, e que seja bem resolvida. Ou que pelo menos não sofra da síndrome da mulher de trinta anos que vem afligindo a mulher moderna.

Nenhum comentário: