terça-feira, 29 de julho de 2008

Pingüins perdidos em Sergipe

Por Lillian Costa

O que fizeram esses pingüins chegarem até aqui? Segundo o veterinário do oceanário da capital, Eduardo Melo, eles pegaram uma corrente errada. Dos 10 que apareceram na costa do Estado (praia do Mosqueiro, Sarney, Pacatuba e Pirambu), apenas 3 sobreviveram.

“A espécie encontrada é a do pingüim de Magalhães, que normalmente habita a Patagônia, na Argentina.” disse o veterinário Eduardo Melo.

O erro em pegar a corrente, se dá devido a busca de alimentação destes animais, que acabam pegando correntes marítimas erradas e nadam mais de 5 mil quilômetros, chegam em terra fracos, sujos de petróleo, enroscados em redes de pescadores e poucos sobrevivem.

Não só em território sergipano, mas em quase todo o litoral brasileiro pode-se encontrar os pingüins. De janeiro até julho as maiores aparições foram na costa do sul do país.

Se tratados adequadamente, os pingüins que sobreviveram poderão voltar para o mar, é necessária a consciência das pessoas – “Muitas pessoas acabam levando as aves para casa e isso não deve ser feito. Outras também chegam a colocar os pingüins no gelo, o que também é errado. Não se deve lavar o animal, há produtos específicos para isso”, disse Muniz.

Nenhum comentário: