terça-feira, 22 de julho de 2008

O Doutor do Baião

Por Yasmin Barreto

O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, MoMA, promove a sexta edição do Premiere Brazil (de 17 a 31 de julho), que leva até o público novaiorquino as novidades do cinema brasileiro. Um desses filmes é “O homem que engarrafava nuvens”, dirigido por Lírio Ferreira (o mesmo que dirigiu Cartola),ainda inédito do Brasil.

O filme é baseado na história de Humberto Teixeira, parceiro de Luiz Gonzaga em composições como Asa Branca, Juazeiro e Assum Preto. O roteiro foi escrito por sua filha, Denise Dumont, que disse no último domingo, ao programa Manhattan Connection (exibido no canal pago Gnt), que escreveu esse filme por estar preocupada assistindo a figura do seu pai caindo no esquecimento. Humberto Teixeira era conhecido como o “doutor do baião”, pois era formado em direito e ajudou Luiz Gonzaga, o rei do baião, a difundir esse gênero musical pelo mundo.

O Premiere Brazil também leva a Nova Iorque filmes já exibidos no Brasil, como “Estômago”, de Marcos Jorge, “Saneamento Básico”, de Jorge Furtado, “Meu nome não é Johnny”, de Mauro Lima e “Os Desafinados”, de Walter Lima Júnior.

Nenhum comentário: