sexta-feira, 4 de julho de 2008

Com vocês: Rian Santos

Por Lucas Silva


“(...) e um deles chama a atenção pelo texto traçado como um ponto de bordado, trabalhado na linguagem como uma jóia de ourives, que assina Rian Santos”. Luiz Antônio Barreto, in A epopéia dos 200 anos de imprensa (V)



Na seção “Sobre o blog” encontra-se a constatação: melancolia e destruição com charutos. Spleen e Charutos é o nome dado por Rian Santos ao seu blog. Ele, que também é colunista dominical do Jornal do Dia, escreve o modo como vê a vida - com uma mescla de política, muitos escarros sobre o cotidiano e uma enxurrada de frases metafóricas que possibilitam aos leitores apreciar uma literatura não típica em nossa imprensa.

Seus textos caracterizam-se pela forma áspera de descrever a realidade estonteante que o cerca, principalmente a realidade política. Não mede palavras para dizer o que pensa; embora as escolha de forma deliberadamente acertada.

Ler seus artigos é como tentar penetrar num universo denso de representações do cotidiano sob a perspectiva de alguém nada otimista.

Uma literatura que infelizmente permanece escondida. Ou pouco conhecida. Talvez para o escritor Rian isto pouco importe, mas para aqueles que assim como eu, gostam de apreciar boas leituras, não seria demasiado a indicação e sugestão de leitura. Fica um trecho como ilustração:


(...) Educado naquele ambiente besta, eu tinha tudo para me tornar um completo
idiota, mas o professor de redação tinha que me emprestar uns livros de Kafka!
Por me obrigar assim tão cedo à lucidez, nunca o perdoarei. Ele teve juízo.
Antes de cismar em publicar seus artigos aqui no Jornal do Dia, se dedicou ao
magistério e construiu uma casa, talvez tenha plantado uma árvore, exerceu sua
vocação de macho fazendo um filho. Eu não tenho direito a nada disso. Com o piso
de jornalista que ganho por esses escritos, mal alimento minha fome. Mas não
tarda o momento de minha despedida, até nunca mais.


Vou-me embora pra Pasárgada, algum boteco fedido numa viela esquisita. Lá, me tornarei amigo do
rei.


Leia na íntegra aqui.

Nenhum comentário: