quarta-feira, 16 de julho de 2008

Invasão Cultural

Por Gabriel Paula

Bendita seja a Internet. Graças a Web, que conecta milhões de usuários ao redor do mundo através de computadores (agora também via celulares), é cada vez mais fácil estabelecer contato com os mais diversos conteúdos da produção humana, seja ela artística, científica ou voltada ao entretenimento. Por meio dos sites da internet, o acesso virtual à informação está promovendo uma verdadeira revolução nas sociedades. Nesse sentido, muitos desses sites difundem os principais aspectos da cultura local. Entre os endereços brasileiros o do Instituto Itaú Cultural chama a atenção.

Nele está disponível um acervo com mais de 12 mil imagens, entre fotos e pinturas de artistas brasileiros, e informações sobre a literatura, o teatro e o cinema nacional, sob a forma de pequenas biografias de artistas e escritores; verbetes trazendo conceitos; análises sobre eventos, movimentos e grupos.

Desse modo, o internauta que vive longe da sede da instituição, localizada em São Paulo, ou de grandes museus, pode facilmente saciar sua sede de conhecer mais sobre as artes e artistas brasileiros.

Com um layout sem exageros de cor ou de informação, o site se apresenta para o usuário de modo simples, oferecendo as informações necessárias para a navegação. Com o poder de um clique, a simplicidade dá lugar à riqueza do seu conteúdo. Ao passo que se explora o site, vai ficando muito difícil deixar de ir além.

Não pense que a música foi esquecida. Esta também é aclamada pelo Instituto. Há espaço para os músicos e pessoas envolvidas na sua produção e pesquisa. Links de entrevistas, áudio e vídeo compõem esta seção.

O incentivo a cultura é a forma mais expressiva de responsabilidade e comprometimento social. É, pois, inestimável para a sociedade atuações desse tipo por parte de grandes empresas, como o Itaú, e das instituições públicas. Por essas atitudes é que a geração atual, com satisfação de anfitriã, tem o privilégio de assistir relaxada, sentada à cadeira e com as mãos ao mouse, à invasão da cultura, vista nos monitores muitas vezes na própria casa.

Site: http://www.itaucultural.org.br/

2 comentários:

Kadydja Albuquerque disse...

Gabriel ou editor do grupo.. colocar o link do site Itaú Cultural nas palavras que se referem ao site e não apenas no final. K

Mr. Eustáquio disse...

Não seria "Bendita seja a internet"?