sexta-feira, 11 de julho de 2008

Crise e recorde do petróleo permeiam o mundo

Por Pablo Fontes

Nesta sexta feira, 11 de julho de 2008, o mundo mais uma vez fora surpreendido com mais um recorde do preço do barril de petróleo. Segundo a Nymex (bolsa mercantil de nova York), o preço chegou a 147,27 milhões de dólares.

O problema que venho a vos falar, caro leitor, diz respeito à crise que o mundo vem sendo subordinado, com as perspectivas de que em um futuro muito próximo, haverá o esgotamento deste recurso mineral. Setores da indústria petrolífera constantemente vêm a publico falar sobre inúmeras crises que envolvem de alguma maneira o ouro negro.

Porém, o novo problema que vem a assolar a sociedade dá-se, mais uma vez, pelos conflitos que norteiam a região do Oriente Médio, principalmente o golfo pérsico onde há o maior número de reservas deste recurso mineral. Como se sabe, é nessa parte do globo que se localizam os principais países exportadores de petróleo: os membros da Opep.

Não bastassem guerras como a do Afeganistão ou mesmo a Guerra do Golfo que conjuminaram com a morte de milhares de seres humanos, o Irã desta vez se torna palco de um novo confronto diplomático com os Estados unidos, posto que resolveu realizar novos testes com mísseis.

Outro aspecto a ser salientado se dá pelo fato de que funcionários da maior empresa brasileira extratora de petróleo - a Petrobras - resolveram paralisar seus trabalhos por pelo menos cinco dias úteis, até que seja regularizado seus salários segundo o Sindicado dos Petroleitos. A greve indubitavelmente trará conseqüências graves relacionadas à importação de petróleo como já ocorrera no Brasil em 2001.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u421450.shtml

Um comentário:

Kadydja Albuquerque disse...

Rafael, por favor faça uma edição no texto ok?