quinta-feira, 24 de julho de 2008

Cara de um, acusações de outro.

Por Fernanda Carvalho
Imagem: site Kibeloko.com.br

O Jornalismo atual é uma atividade que está diretamente ligada a um quesito: tempo. A busca pelo furo jornalístico, pela “notícia fresquinha", e pelo "relato do agora", determina o ritmo frenético em que máquinas e pessoas são condicionadas nas Redações dos jornais.
Infelizmente essa correria (necessária), resulta, por vezes, em falhas nas edições dos periódicos. Em outros casos os erros são resultados não só da pressa, mas também da falta de atenção e de uma apuração adequada.
Foi o que ocorreu há três semanas com dois jornais: o Diário do Sul Bahia e o italiano La Stampa, que ao noticiar a prisão do banqueiro Daniel Dantas, divulgou a foto do ator global homônimo do dono do Opportunity.
Esse tipo de erro geralmente é ocasionado pela falta de uma verificação cautelosa dos fatos, ainda que muitas vezes tais fatos e a própria notícia já cheguem nas Redações "empacotadas", oriundas das Agências de Notícia. Nesse caso a falha consiste em puro descuido mesmo.
O ator, que no momento vive o vilão Natércio Prado na novela Ciranda de Pedra da Rede Globo, se preocupa com a repercussão negativa que a atrapalhada do jornal italiano pode vim ocasionar em sua imagem: “No começo, até achei graça. Mas depois pensei no prejuízo à minha imagem na Itália, onde ninguém me conhece”.

Que o La Stampa tenha cometido tal confusão ainda é aceitável, por se tratar de um veículo que está distante da realidade contextual brasileiras. Já a equipe do Diário do Sul Bahia deveria se lamentar por tamanha distração.

Eu poderia citar aqui o manjado “Errar é humano”, em defesa dos dois periódicos citados acima, mas assumindo uma postura mais neutra e continuando na linha das velhas frases feitas, finalizarei com um ditado não menos saturado que o primeiro:“A pressa é inimiga da perfeição”, e como se pôde perceber, da atenção também.

Nenhum comentário: