quinta-feira, 10 de julho de 2008

O eterno transgressor está de volta


Por Janaina de Oliveira
Em dezembro de 2007, Ney Matogrosso começou a rodar o Brasil com um novo show, denominado Inclassificáveis, que foi um dos seus espetáculos mais comentados em 35 anos de carreira. Com visual impactante que dialoga tanto com fãs antigos quanto com a nova geração fã de pop, rock nacional e samba tradicional, Ney traz de volta sua origem performática e vem acompanhado de uma banda, fato que não ocorria desde 1974, com o fim de Secos & Molhados.
No show o cantor passeia por um repertório marcante que vai de Cazuza, com músicas como “O tempo não pára” e “Pro dia nascer feliz”, a Arnaldo Antunes, com “Inclassificáveis” música que dá nome ao espetáculo, de Caetano Veloso, com “Divino e maravilhoso”, a Los Hermanos, com “Veja bem, meu bem” um híbrido exato de bolero e rock, com guitarras e acordeon. A aproximação com o pop rock faz com que Ney consiga dialogar com esferas mais recentes da música brasileira. E, fazendo jus ao nome do show, revela que rotular seu trabalho continua sendo um desafio.
Com o novo show fica bem claro que o lema de Ney é a sua liberdade pessoal e a valorização da individualidade. Matogrosso sempre manteve uma postura anárquica nos palcos desde o início de sua carreira e agora, o retorno ao rock foi inevitável, “mesmo quando canto samba, há algo que eu me atreveria a dizer que é rock, um desrespeito à convenção, por mais que eu respeite a tradição, a harmonia e a melodia. É algo que faz parte do meu ser” comenta.
Olhando para Ney no palco com pose de rei, voz e olhar intensos, posturas e gestos ousados, vemos que para o cantor o tempo não estacionou, mas foi com ele generoso. Aos 66 anos, exibe uma forma invejável, que se salienta a cada coreografia sensual e cheia de energia. Olhando para ele vemos o eterno transgressor, confesso e indignado, com a situação atual da individualidade das pessoas dentro de uma sociedade opressora, “mostro às pessoas que é possível existir de uma maneira diferente de 99% da população, que um pensamento diferente pode se manifestar no mundo. Então gostaria de influenciar as pessoas nesse sentido: sejam, vivam, existam plenamente, sem se submeter a critérios pré-estabelecidos”, comenta em entrevista a UOL e é exatamente isso que o público deve conferir em seu novo show. Ney Matogrosso está de volta.

Nenhum comentário: