terça-feira, 22 de julho de 2008

Miríade de vagas

Por Iuri Max

Quem sabe o que é ciência atuarial levante a mão. Precisamos saber logo. Afinal, ano que vem já teremos calouros da tal ciência na UFS. Espero que muita gente já conheça, e também se interesse, afinal, serão 50 vagas oferecidas no próximo vestibular.

Vamos à definição: “A Ciência Atuarial é uma ciência que aplica técnicas específicas à análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão”. Disseram-me recentemente para ser menos agressivo nas minhas colocações. Mas, respaldado na informalidade “blogueira”, me atrevo: qual a finalidade? Não questiono o curso em si. Mas 50 vagas?

Esta foi a mesma dúvida há dois anos, quando foram implantados 19 cursos na UFS. Quero deixar claro apóio a iniciativa, todos são cursos válidos. Questiono o volume. 50 vagas para cursos como Museologia e Engenharia de Pesca são verdadeiras pérolas. Há mercado de trabalho? Espero que sim. Caso contrário, estaremos investindo na exportação de estudantes.

No vestibular deste ano serão sete novos cursos oferecidos. São eles: Relações Internacionais, Engenharia Elétrica (com habilitação em Eletrotécnica), duas habilitações da área de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda e Audiovisual, Engenharia da Computação, Ciências Atuariais e Biblioteconomia e Arquivamento. O número de vagas será o mesmo para todos. Você já sabe quantas. É uma pena que tenhamos tão poucas bibliotecas no estado.

Estamos formando estudantes em atacado. Pena é a falta de suporte do mercado de trabalho para recebê-los. Um cartaz espalhado pela UFS há algumas semanas ironizava a criação de cursos com a chamada “Ajudante de Pipoqueiro Bacharelado”. Felizmente carrinhos de pipocas temos muitos.

Nenhum comentário: