sexta-feira, 11 de julho de 2008

Je Sais Que Ça Va Être Très Bon

Por Rafael Santos

"Je sais que ça va être très bon", ou, em bom português, "eu sei que isso vai ser muito bom". É com essa frase que a banda 3 Na Massa inicia o seu primeiro disco, Na Confraria Das Sedutoras, lançado em 2008 pela Deck Disk. O trio apresenta em sua formação Ricardo Amabis do núcleo Instituto e dois integrantes do Nação Zumbi: Dengue, responsável pelas quatro cordas e Pupilo, dono das baquetas. No CD de estréia da banda, no entanto, os três preparam apenas a massa musical do som, deixando as composições líricas de cada música sob a responsabilidade de um homem, enquanto um poderoso - mas desconhecido - time feminino é encarregado de dar voz às palavras.

Nomes como Rodrigo Amarante (Los Hermanos), Jorge DuPeixe (Nação Zumbi) e Lirinha (Cordel do Fogo Encantado) assinam as letras de Na Confraria Das Sedutoras, enquanto que, na equipe feminina, podemos ouvir as vozes de Céu, Thalma de Freitas, Pitty, Leandra Leal, entre outras. O conceito do disco, portanto, são letras escritas por homens se colocando em papéis femininos, tratando de relacionamentos, sexo e sedução, sob o aspecto do universo da mulher, mas visto e imaginado através de olhos masculinos.

Certeza, primeira canção do disco, apresenta um ritmo jazzístico demarcado pelo baixo, acompanhada por percussões de fundo e um teclado, além da voz doce e sensual da atriz Leandra Leal que, na música, canta em francês. A faixa muda e o erotismo de Certeza dá lugar ao swing de Thalma de Freitas cantando O Seu Lugar. A música é um sambão daqueles que poderiam ser facilmente cantado em voz uníssono em um barzinho nas esquinas de Copacabana. Já podemos perceber nessa faixa a presença de programações eletrônicas que se farão audíveis no restante do disco. A letra, que diz "você não vai se perder, eu vou lhe achar", foi escrita pelo vocalista do Nação Zumbi, Jorge DuPeixe. Doce Guia é a música seguinte, com uma batida eletrônica somada a barulhos distorcidos simulando uma guitarra em efeito wah-wah. As percussões já não são ouvidas e o som adentra numa atmosfera introspectiva, acompanhada pela voz da já conhecida cantora Céu. É a mais experimental do disco.

O disco segue e, na quarta faixa, Tatuí, ouvimos a atriz Karina Carvalho dando voz às palavras escritas por Rodrigo Amarante, seu marido. O ritmo da música é delicioso e, aos poucos, toma conta da alma do ouvinte. Não à toa foi escolhida para se tornar o primeiro vídeo clipe da banda. A guitarra hawaiana dança junto com o baixo que, com uma fraseado fixo, percorre toda a música. Estrondo começa e nos remete ao lado cool e sofisticado do jazz. O vocal fica sob responsabilidade da cantora Geanino, mostrando uma voz poderosíssima, a qual torna a introdução da faixa uma espécie de alerta: "Entrei, como um estrondo eu entrei". A letra é uma das melhores do disco: "Faz tudo como se fosse a última vez. Faz, porque hoje eu vou-me embora".

Lágrimas Pretas
, entoada pela voz da Pitty e escrita pelo vocalista do Cordel do Fogo Encantado, Lirinha, é a mais dub/reggae de Na Confraria das Sedutoras. "Não fique assustado", começa Pitty, sussurrando. O disco segue e Pecadora muda o universo do disco, transformando-o em um ambiente apocalíptico e pesado, enquanto que O Objeto, escrita por Rodrigo Campello, traz de volta o experimentalismo encontrado explicitamente na segunda faixa.

Quente Como Asfalto, possui uma sonoridade mais linear e digerível. A voz delicada - mas provocativa - de Cyz encaixa-se muito bem com o ritmo musical dos 3 Na Massa. Segue-se as músicas e Morada Boa é quase uma homenagem ao samba raiz, homenagem essa cantada por Nina Miranda. Um dos muitos pontos altos do CD. Na faixa seguinte, Karine Falcão, com uma belíssima voz, em tom imperativo sussurra os versos de Certa Noite sob um fundo musical em ritmo latino: "Hoje, você me deixou. Quer dizer, hoje você me deixou de novo. Depois a gente volta, sempre voltou".

Sem Fôlego
, décima segunda faixa, apresenta uma levada de bateria bastante interessante, além de Lurdes da Luz cantando versos de rap e os vibrafones - que ficaram sob a responsabilidade do baterista do Hurtmold, Maurício Takara. Com Tarde Demais, as faixas do disco se encerram, mas as melodias, a atmosfera erótica e sensual, as bem escritas letras e as belas vozes femininas permanecem na cabeça. Por um bom tempo.

Para ouvir algumas músicas do disco, clique aqui.

Um comentário:

Lucas Silva disse...

Rafael, muito bom o som desta banda. Não sei se você sabe, esta banda deu origem a outra mais recente chamada Sonantes. É composta por Pupillo e Dengue, do Nação, e a cantora Céu. Surgiu justamente como uma 'continuação' deste primeiro projeto. O trio manda ver em suas composições musicais. Se ainda não conhecia, fica ai uma dica. Bom texto meu camarada!!