terça-feira, 22 de julho de 2008

A Dama Imortal


Por Fernanda Carvalho

Nesta terça-feira(22), o corpo da atriz e comediante Dercy Gonçalves foi enterrado ao som de samba e palmas no cemitério municipal de Santa Maria Madalena, Rio de Janeiro.

A atriz que faleceu no sábado (19), vítima de insuficiência respiratória provocada por uma pneumonia comunitária grave, foi enterrada em pé como queria, num mausoléu de cristal, em forma de pirâmide, que ela mesma havia mandado construir.

Com sua irreverência e descontração, Dercy conquistou os brasileiros pela alegria ousada e língua afiada. A sinceridade e forma desbocada de se expressar era-lhe tão natural quanto a sua vitalidade enérgica. Aos 101 anos a atriz esbanjava uma juventude de causar inveja à muitas adolescentes.

Dercy parecia imortal, e assim será. Ela se vai, mas sua alegria de viver fica. A imagem que será lembrada não será só a de uma mulher que adorava falar palavrões, mas a de alguém que soube viver -verdadeiramente- até o fim e que buscava "ser feliz nem que fosse na porrada", como ela própria dizia.

Nenhum comentário: