quarta-feira, 2 de julho de 2008

Quem é mesmo evoluído?

Por Pedro Alves

“Instinto de sobrevivência todo mundo tem, mas só alguns têm coragem de matar. Chegou a hora dessa turma morrer”. Essa foi a mensagem encontrada no bilhete deixado pelos autores dos disparos contra duas casas de indígenas do povo Guajajara - que vive próximo ao município de Arame, no Maranhão - na sexta-feira, 27.

Ainda tem mais meu caro, junto com o bilhete havia uma lista com os nomes de outros seis indígenas Guajajara a serem executados.

Esse ataque dos “exterminadores de índios” não foi o primeiro. No dia 5 de maio uma garotinha indígena foi assassinada com um tiro na cabeça. No dia 23, do mesmo mês, um casal de índios foi baleado por dois homens numa moto. O que se vê é uma nova campanha: Exterminando todo e qualquer povo “primitivo” (assim os evoluídos chamam os índios).

Há algum tempo saiu nas capas de jornais o caso do índio que foi queimado por jovens de classe-média enquanto dormia no ponto de ônibus. Alegaram, os cabeças-de-vento, que o ato só ocorreu por que achavam que não era um índio e sim um mendigo. Argumento plausível, não é mesmo?

Agora a desculpa para esse ataque são as questões econômicas que envolvem a terra e a exploração de madeira. Mas é claro! Os índios estão atrapalhando as grandes indústrias e latifúndios do progresso. Quase acreditei nos meus amigos burgueses evoluídos e racionais, quase.

A questão é: Quem aqui sabe o que é ser evoluído e racional? Ser evoluído é aceitar que seu patrão explore você todos os dias pedindo mais lucro até você cair duro no chão? Ser racional é ver seus semelhantes nas ruas jogados com fome, sem moradia, sem dignidade, sem paz? Ser racional é ser trabalhador e mesmo assim ter mais afinidade com o patrão do que com outro trabalhador? Ser racional é acreditar na idéia de que mantemos uma relação de troca com a natureza, o que na verdade não é, o que temos é uma relação de uso e abuso? Ser evoluído e racional é saber de todas essas ladainhas que falei, saber que tem gente roubando nossos direitos, nossas terras, nossa paz, nosso bem-estar e mesmo assim não fazer nada? Nem sequer um ataquezinho terrorista contra os que roubam nossos direitos? Alguém aqui realmente sabe o que é ser evoluído e racional?

Meu desejo é que, para cada índio assassinado, fosse retirado da sociedade um costume indígena. Morreu um índio, morreu as redes de descanso. Morreu outro índio, morreu as sandálias. Morreu mais um índio, morreu o artesanato. Morreu todos os índios, que morra toda a sociedade!

Confiram a matéria na íntegra em: http://www.correiocidadania.com.br/content/view/2009/

Nenhum comentário: