terça-feira, 27 de maio de 2008

Voluntariado ainda é parte fundamental na Avosos

Por Victor Hugo

A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) ou Casa de apoio à Criança com Câncer “Tia Ruth”, como também é conhecida, se trata de um órgão sem fins lucrativos que, como o próprio nome diz, apóia o combate ao câncer infanto-juvenil.

E aos 20 anos de atividades, a organização teve, e ainda tem, a significativa participação de várias pessoas que trabalham sem receber nenhum retorno financeiro: os voluntários. Para fazer parte dessa equipe é preciso, primeiramente, ter uma imensa boa vontade e, paralelamente a isso, amor à vida. Todos podem atuar dessa maneira.

Umas das fundadoras da Avosos e diretora da Casa de apoio, Jeane Vieira Melo, define o voluntariado como “mulheres e homens dando o melhor de si; dispostos a doar uma parte de seu tempo, trabalho e talento para levar conforto e solidariedade a centenas de crianças e adolescentes com câncer e hemopatias, assim como aos seus familiares, que lutam por uma vida marcada pela dor, carência e preconceito”.

Essas pessoas, juntamente com a equipe profissional, criam projetos e campanhas como “A brincadeira não pode parar" e "Diagnóstico precoce: o caminho mais curto para a cura do câncer infanto-juvenil". O que, segundo a Avosos, tem “o objetivo de aumentar o número de casos diagnosticados no estágio inicial da doença, elevando as chances de cura do paciente.”

Já deve ter dado para perceber que ser voluntário é algo que requer disposição, amor à vida e, como está escrito nas dez dicas sobre o assunto elaborado pela Avosos, “voluntariado é um hábito do coração e uma virtude cívica”. Sem mais delongas, reflita e haja.

2 comentários:

Anônimo disse...

Instituições como a Avosos realizm um trabalho fantástico. Seria bom que as pessoas passassem a aguçar mais a sensibilidade com relação ao próximo, assim construiríamos um mundo bem melhor.

Rodolfo Menezes disse...

Victor, parabéns por usar desse espaço para divulgar as ações de uma insituição que visa o bem estar de quem necessita ajuda. É importante que as pessoas se conscientizem da importância do trabalho voluntário.