quarta-feira, 28 de maio de 2008

Por um futuro melhor

Por Fernanda Carvalho

Ouvimos falar a todo o momento que o mundo está mudando. O que é evidente da mesma forma que deveria ser natural. Mas não é fácil acompanhar tais mudanças, dada a velocidade que ocorrem atualmente. Transformações trazem coisas boas, mas trazem coisas ruins também. E saber como lidar com ambos os lados desse processo talvez seja o grande desafio da evolução social humana.

Na tentativa de compreender tais transformações, pesquisadores confrontam dados e opiniões na busca de explicações que nós leve à luz em tempos de caos. É o que ocorre, por exemplo, em relação à criminalidade infanto-juvenil. Cientistas tentam explicar o porquê do número cada vez maior de crimes praticados por jovens. ”Auxiliados por avanços nas técnicas de imageamento cerebral e na genética molecular, eles estão começando a entender o que há de errado quando as crianças não dão certo. Melhor: a ciência começa a descobrir novos métodos para cortar o crime juvenil pela raiz”, afirma Anna Gosline para a edição de maio da revista “Galileu”.

Após termos deixado de lado a troca mútua de acusações sobre possíveis culpados.Nos resta aceitar que não evoluímos ao ponto de entendermos a nós mesmos.A solução será esperar pela eficiência cientifica na esperança de que amenizemos os problemas da violência juvenil.Difícil vai ser transformar crianças,sem conscientizar os adultos. Que a ciência consiga uma evolução menos contraditória do que a da própria humanidade.

4 comentários:

Rodolfo Menezes disse...

É importante tb saber agir e não só buscar a origem do problema!

Anônimo disse...

A mudança só se consolidará quando a consciência, para isso, estiver na mente de todos. Mas não só isto, a ação é que tem que se concretizar.

Michel Oliveira disse...

Se o universo particular de cada um fosse mudado o universo coletivo consequentemente seria transformado. As bases é que devem ser refeitas para que o telhado seja segurado.

Victor Hugo disse...

Realmente tem coisas que a ciência não pode mudar porque é simples demais pra ela.O ser humano é que complica as coisas.É nesse contexto que entra o pensamento de Jean Jacques Rousseau:"A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável".