segunda-feira, 26 de maio de 2008

O crescimento dos jornais populares

Por Diógenes de Souza

Os jornais populares brasileiros passam por um momento de mudança. Mesmo conhecidos pelo uso do sensacionalismo em manchetes, por publicarem fotos sangrentas e apelativas, esses veículos continuam crescendo e ainda são líderes de mercado.

Para Bruno Thys, diretor de redação e editor responsável pelo jornal Extra, do Rio de Janeiro, (um dos grandes jornais populares do país) em matéria do Portal Comunique-se, a liderança desse segmento no mercado brasileiro se deve a vários fatores.

"O jornal é útil, didático e tem muitos suplementos especiais. O aumento de circulação dos jornais populares também é um reflexo do crescimento da classe C. Hoje o Brasil é formado por uma maioria dessa camada social", avalia.

Ainda segundo o texto os jornais populares evoluíram, mas a linha que separa o jornalismo do entretenimento é uma questão comum aos mais diversos veículos. O foco editorial não se priva somente aos casos policiais, agora os impressos se pautam de temas voltados aos serviços públicos, tratando de saúde, transporte e educação.

Um desafio a ser enfrentado pelos jornalistas é escrever conforme a realidade do público, falar de forma simples para pessoas simples, aproximando-se mais do mundo em que vive o leitor.

Um comentário:

Kadydja Albuquerque disse...

Olá caros, estou gostando dos posts. Vou sugerir apenas alguns ajustes, mas farei isso em sala de aula.

Sigam nessa linha e parabéns pelo trabalho!