quinta-feira, 29 de maio de 2008

Concurso de redação em escolas promove debate sobre Adoção

Por Marianne Heinisch

Através do projeto “Adoção: educando para a cidadania”, o GAASE- Grupo de Apoio à Adoção de Sergipe- está promovendo na rede particular de ensino da capital um concurso de redação. Com o tema proposto, “Adoção e famílias adotivas”, o grupo pretende criar entre os jovens uma discussão sobre o que é adoção, e introduzi-los nos múltiplos aspectos dessa temática.

Segundo a psicóloga e professora Marlizete Maldonado Vargas, integrante do GAASE, essa foi a maneira encontrada para a reformulação do conceito de paternidade e maternidade, ainda preso a conceitos conservadores na sociedade. “Dessa forma, nós trabalhamos também o processo educativo desses jovens. Há muitos adotados nas escolas que não admitem sua verdadeira origem para evitar sofrer preconceito. O papel da escola é de fundamental importância nos campos educativo e de formação das futuras gerações”, afirma.

Ainda segundo a professora, os profissionais que têm na criança e adolescente o centro de seu trabalho, poderão contribuir, não somente informando acerca de dúvidas que surgirão em debates na sala de aula, como também colocarem suas dificuldades enquanto promotores dos direitos daqueles que não possuem uma família. A proposta é trabalhar em sala de aula não só a questão do preconceito, mas do direito de todas as crianças e adolescentes a viverem numa família. “O papel da mídia será fundamental para que um número crescente de pessoas se envolva com o tema e a sociedade possa discutir mais abertamente novas configurações familiares a partir da adoção”, ressalta Vargas.

As inscrições das escolas para o concurso já começaram e se prolongarão até agosto. Cada escola inscrita encaminha as dez melhores redações de seus alunos. O GAASE selecionará as dez melhores redações dos 6º e 7º anos, e as dez melhores dos 8º e 9º anos. Serão premiados os cinco primeiro colocados: 1º lugar- notebook; 2º lugar- iPod; 3º lugar- câmera digital; 4º lugar- mp4; 5º lugar- DVD player.

A redação vencedora será divulgada nos meios de comunicação com a finalidade de despertar o assunto na comunidade e mostrar que os jovens também podem estar envolvidos com a questão.

Nenhum comentário: