quarta-feira, 28 de maio de 2008

Justiça seja feita

Por Yasmin Barreto

Foi divulgada uma notícia de que os veículos de comunicação - responsáveis pelo escândalo e pela degeneração da imagem dos acusados no caso da Escola Base - terão de pagar indenização ao filho do casal acusado, uma das crianças envolvidas.

Esse fato foi um espécie de marco na história da imprensa brasileira, ele serviu de exemplo para o que não se deve fazer. A imprensa agiu de forma leviana, colocando-se como superior e detentora da verdade. Essa vontade extrema da mídia de formar opinião e a prepotência de se achar o 4º poder acabou com a vida dos então envolvidos no caso.

Que essa notícia sobre a punição dos veículos de comunicação sirva pra mostrar que a liberdade de imprensa vira um caso delicado quando vai de encontro com os direitos do cidadão. Pode parecer clichê, mas não custa repetir que é imprescindível que haja ética e responsabilidade com a verdade na apuração e divulgação de notícias. E que disso se tire uma lição.

5 comentários:

Michel Oliveira disse...

O caso da escola base é uma marco com certeza, mas não podemos simplificar o fato colocando a culpa apenas na impressa. Esse caso é um exemplo de vários erros cometido, principalmente pela policia e que arruinou a vida de algumas familias.Os erros da imprensa foram com certeza graves, mas erro igualmente grave é simplificar um fato tão complexo.

Victor Hugo disse...

Também concordo com você quando diz que é indispensável a ética e a responsabilidade no relato verdadeiro e na adequada apuração dos fatos.Entretanto, também estou de acordo quando Michel cita que a policia teve seu papel negligente nas investigações.A imprensa só ajudou a piorar a situação.

Yasmin Barreto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Yasmin Barreto disse...

Com certeza a polícia tem culpa no caso. Por sinal, se essas informações não fossem divulgadas pela polícia, a imprensa não teria acesso (o que não exclui, de forma alguma, a culpa da imprensa).
Achei válido dar ênfase à parte em que a imprensa é culpada pq essa é a nossa futura profissão. Ressaltei a culpa da mídia porque a notícia em que me baseei falava basicamente da indenização que alguns veículos teriam que pagar.
E a informação foi simplificada porque esse veículo de informação (o blog)não pode estender-se demais em seus assuntos, para isso eu coloquei os links nas palavras-chave.

Monique de Sá disse...

é o que acontece atualmente com o caso Nardonni, a espetacularização que a mídia faz em torno do caso. Para mim as provas são claras, mas a mídia já tinha seus culpados antes mesmo de uma perícia criminal.
Cabe ao jornalista o papel de apurador, sobretudo investigador.