quinta-feira, 22 de maio de 2008

Cineclube Sanatório apresenta Mostra de cinema na UNIT


Por Rafael Santos/ Imagem do filme "Os Monstros de Babaloo" (fonte: www.contracampo.com.br)

Durante os meses de Maio e Junho ocorrerá a Mostra de Cinema realizada pelo Cineclube Sanatório. O evento faz homenagem ao livro do cineasta Jairo Pereira, intitulado Cinema de Invenção. Filmes e debates serão promovidos de 17 de Maio a 21 de Junho, durante os sábados, a partir das 14h, no Bloco A do campus da Universidade Tiradentes. A entrada é franca.

Os filmes que estarão em cartaz durante esse período se encaixam na linha classificada como “cinema marginal”, ou seja: películas de baixo orçamento, na sua maior parte, de linguagem subversiva e com fatores estéticos próprios, muitas vezes à frente do seu tempo. “As Sete Vampiras” (Ivan Cardoso, 1987), “À Meia Noite Levarei Tua Alma”(José Mojica Marins, 1964) e “Os Monstros de Babaloo” (Elyseu Visconti, 1970) são alguns dos filmes que farão parte da mostra.

O objetivo inicial do evento é duplo: aliar a criação de um espaço no qual se possa promover filmes que não apresentam notoriedade comercial aos debates e reflexões sócio-históricos surgidos através da análise de cada película. Além disso, há também o incentivo à produção cultural e mais especificamente audiovisual no estado, mantendo o público em contato com os mais diversos tipos de arte, entretenimento e cultura.

O Cineclube Sanatório, projeto independente responsável pela promoção da mostra, surgiu em Maio de 2007. Seu nome faz alusão à linha de ônibus que passa em frente ao Núcleo Digital Orlando Vieira, onde aconteciam os primeiros eventos do cineclube. No total, seis filmes serão exibidos, seguidos sempre cada um pela apresentação de curtas-metragem.

Nenhum comentário: