quinta-feira, 29 de maio de 2008

Protegendo os direitos humanos

A Anistia Internacional (AI) cita em seu relatório de 2008, a violação dos direitos humanos no que se refere ao trabalho canavial no Brasil. Tido como verdadeiro trabalho escravo, pessoas se submetem a duras condições, principalmente no estado de São Paulo, onde o tocante de cana-de-açúcar é maior.

O relatório ressalta, também, casos de violência contra comunidades indígenas, grupos de extermínio, disputas por terra etc. (Ver matéria). É importante salientar a importância da AI. Afinal ela tem a função de proteger os direitos humanos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

A AI surgiu em 1961, defendendo direitos dos cidadãos e principalmente a liberdade de expressão. O primeiro presidente executivo da organização, Sean MacBride, ganhou em 1974, o Prêmio Nobel da Paz.

2 comentários:

Anônimo disse...

E ainda se fala que no Brasil não existe escravidão... Infelizmente as condições insalubres de trabalho em canaviais e o baixo soldo recebido, parecem ser pouco para o que esses trabalhadores enfrentam diariamente. As ONG's tem um trabalho respeitável nesse aspecto, mas não podem agir sozinhas. O governo deve garantir a vida desses trabalhadores e combater de forma violenta esses patrões. Um pena acompanhar esses fatos em pleno século 21.

Victor Hugo disse...

Concordo com Diógenes.A escravidão aí já é caracterizada pelo salário(se pode ser chamado de salário)oferecido para esses trabalhadores que LUTAM para recebê-lo.Eles ainda têm de lidarem com as péssimas condições de trabalho.Infelizmente há casos em que esse tipo de exploração não chega a ser conhecida pela população.Só uma perguntinha: estamos em que século mesmo?