quarta-feira, 28 de maio de 2008

Uma plástica no nariz-de-cera

Por Michel Oliveira (texto)/fonte da imagem:www.eco.ufrj.br

O texto jornalístico passou por varias mudanças: gráficas, estruturais, textuais, etc. Mas uma das maiores transformações foi o surgimento do lead, que surgiu como reação ao famoso nariz-de-cera. Para quem não é da área jornalística essa é a forma mais ou menos romanceada de se começar uma notícia, sem acrescentar nenhuma informação relevante, que impede o leitor (ou receptor) de ir diretamente ao assunto da notícia.

O lead, portanto, deve informar qual é o fato jornalístico noticiado e as principais circunstâncias em que ele ocorre. Para muitos ele amarra o talento do jornalismo, outros o tem como uma boa ajuda.Segundo o jornalista Franklin Martins, “o lead é uma apenas uma possibilidade, não uma camisa de força”.

Para quem gosta do estilo dos primórdios do jornalismo, há quem diga que o lead está com os dias contados e que o nariz-de-cera pode voltar à ativa, com uma plástica, quem sabe...

7 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com Franklin Martins a, alémdisso, posso dizer que o lead é o básico, mas não bloqueia a criatividade de nenhum pofissional.

Rodolfo Menezes disse...

E pq n fugir do convencional? Bem legal essa possibilidade para não ficar tão preso ao tradicionalismo do LEAD.

Yasmin Barreto disse...

O lead e o nariz de cera são dois recursos que, se bem utilizados, podem definir o estilo do jornalista e trazer mais possibilidades de leitura. Acho que o uso de um não exclui existêcia do outro (não sendo no mesmo texto, claro!), dando diferentes formas de escrever e de se apreciar a notícia.

Kadydja Albuquerque disse...

Michel, gostei do post, mas senti falta de links. talvez você pudesse complementá-lo "linkando" a um texto sobre o tema.

Michel Oliveira disse...

Ok falta de links resolvidos.

Victor Hugo disse...

Bem, o lead realmente é uma boa possibilidade de se orientar a notícia.Mas como o próprio Franklin Martins citou que realmente o lead é apenas uma POSSIBILIDADE e não um padrão que o jornalista se prenda.Mas com ou sem o lead e o nariz de cera o bom jornalista se destaca pela veracidade e até pelo "jogo de cintura" com que "brinca" com as palavras.

Monique de Sá disse...

Lmebro-me de um trabalho que a profª Messiluce passou no 1° período. Umas das perguntas era pra explicar o surgimento da pirâmide invertida. Em minha pesquisa constatei que lead e pirâmide inverrida andam juntos. Afinal o lead resume basicamente os posntos principais da matéria (o que, quando onde, como.... Com o advento do telégrafo as notícias as crônicas jornalísticas eram enviadas diariamente. Como a fiablididade técnica não era das melhores, o jornalista escrevia apenas a 1ª ronda de noticias, para assegurar uma 1ª passagem da informação, com o lead dado partia-se na 2ª ronda para as informaçoes menos relevantes!
Jornalismo é mesmo uma DELÍCIA hehehehe