quinta-feira, 22 de maio de 2008

Falta de funcionários atrasa atualização do acervo da Bicen



Por Ricardo Gomes/ Imagens de alguns livros não catalogados.

A diretora da Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe (BICEN/UFS), Rosa Gomes, informou na manhã da quinta-feira passada, 15, que uma parte razoável dos 8.507 livros adquiridos em 2007 ainda está em processo de catalogação. “São 15 estantes indisponíveis”, calculou ela.

“É um problema de falta de pessoal”, disse o vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes, Magson Melo. Atualmente, apenas três bibliotecários trabalham na área de recepção e encaminhamento dos volumes novos. O ideal, segundo Gomes, seriam dez. “Entristece saber que o Governo Federal e o Ministério da Educação estão colaborando com investimentos e que por falta de gestão interna o material didático não seja disponibilizado para os alunos com a maior eficiência”, opinou Melo.

A melhora da situação viria com o concurso para técnico administrativo que acontecerá no dia 8 de junho. “Nós vamos ganhar sete vagas”, declarou Rosa Gomes. Mas a mudança será limitada: o número se refere aos novos bibliotecários que serão distribuídos pelos campi da UFS em diversos setores.

“Eu espero que a universidade consiga nos oferecer qualidade de ensino”, disse Thayza Machado, estudante do primeiro período de Jornalismo. “E os livros, sem dúvida, são essenciais para a consolidação do processo de conhecimento”, completou. Magson Melo afirmou que uma saída possível seria enviar representantes para o conselho da Biblioteca Central, no momento desativado. Através do conselho, verificar os problemas, e, assim, tentar interferir na administração da UFS ficaria mais fácil.

Por enquanto, quem precisa com urgência de algum dos livros indisponíveis deve ir pedir pessoalmente a agilização do cadastro. A sala de catálogo fica no segundo andar da BICEN. “A prioridade é quando há uma demanda por certo material, como acontece com os cursos novos”, avisou Rosa Gomes. “Se algum professor, aluno ou departamento pedir um livro a gente prepara e entrega”, prontificou-se ela.

Nenhum comentário: