quinta-feira, 22 de maio de 2008

UFS modernizará cursos de especialização


Por Thamires Nunes (texto e imagem)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) promove a abertura de nove cursos de especialização. As inscrições serão realizadas até o dia 6 de junho de 2008, na Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE). A novidade para este ano é que os alunos terão acesso a um sistema online durante o curso.

Até o momento nove cursos são destinados às pessoas que querem ter um tipo de especialização. São eles: Ciências Morfológicas; Dentística Restauradora; Ensino de Biologia; Marketing; Educação Ambiental para formação de professores; Gestão de Projetos de Tecnologias da Informação; Gestão Estratégica da Inovação e Tecnologia; Gestão Urbana e Planejamento Municipal e Teoria e Prática Textuais. O número de vagas varia de 15 a 83, onde dessas, três de cada curso são destinadas a professores e técnicos administrativos da instituição.

Os cursos de pós-graduação lato sensu são destinados exclusivamente a pessoas portadoras de diploma de curso superior. A forma de seleção depende do edital do curso, pode ser uma entrevista, a análise do curriculum, da tese de monografia, entre outras. Depende de cada projeto e edital elaborados pelos coordenadores do curso.

A Coordenação de Pós-Graduação (COPGD) é o departamento responsável pela organização dos cursos lato sensu da UFS. Para os que vão iniciar neste ano de 2008 há uma grande novidade: a implantação do sistema on line para o cadastro dos alunos e dos cursos.

Diferente dos alunos dos cursos de graduação e mestrado, os de especialização não possuem, hoje, um cadastro por meio da internet. Todas as etapas de inscrição e matrícula são feitas via papéis.

A coordenadora da COPGD, Sara Maria Thomazzi, é quem está a frente da implantação do novo sistema. “A versão on line facilitará o levantamento de dados sobre os cursos e alunos”, declara a coordenadora.

“Com esse novo sistema, haverá maior controle em relação ao andamento do curso, histórico do estudante, quantidade de alunos matriculados e desistentes, passagem de notas”, ressalta Sara Thomazzi.

Em decorrência disso, os cursos de pós-graduação da UFS ganham modernização no sistema de cadastro de alunos e cursos. Assim, a instituição oferece melhores condições para os alunos, com mais agilidade no histórico dos documentos e obtenção de informações dos próprios cursos lato sensu. E também facilitará no desenvolvimento deles, pois o histórico do curso poderá ficar salvo no sistema.

Nenhum comentário: