quarta-feira, 28 de maio de 2008

Liberdade. Não na Conchinchina!

Por Iuri Max

Em meio a tantas catástrofes naturais na China, virou notícia hoje uma catástrofe editorial. Uma revista chinesa foi fechada pelo governo do país. Motivo: a publicação de um editorial de moda que exibia modelos sujas de sangue, com ferimentos artificiais e bandagens no corpo, – pasmem – fotografadas nos escombros de prédios atingidos pelos terremotos.

A revista (The New Travel Weekly) cometeu um erro descomunal. Deveria sim ser punida, afinal, num país ainda em luto, a publicação foi, no mínimo, antiética. A ação do governo, por sua vez, foi igualmente exagerada. Retratação e/ou multa são algumas das penalidades cabíveis. Fechar a revista foi o extremo da censura. Da liberdade de imprensa nem as ruínas sobraram.

Foto: www.news.com.au

7 comentários:

Anônimo disse...

Em um país como a China essa medida não espanta muio. Mas a ousadia da revista é um aspecto interessante a ser analisado. Censura pouco adianta, só mostra que o país, mesmo despontando para a economa mundal, teima em se manifestar como anacrônico.

Rodolfo Menezes disse...

Realmente foi de muito mal gosto tais publicações e ainda tão recente!
+ censura nunca resolveu nada.

Michel Oliveira disse...

Há coisas que nem a arte justifica, esse é um bom exemplo disso. Coisa de muito mal gosto, não as fotos que vale ressaltar estão bem interessantes, mas o contexto em que foram tiradas é que é inadmissivel. Quanto a censura é outra situação a ser debatida, como disse Rodolfo, censura nunca resolveu nada.

Kadydja Albuquerque disse...

Bem, nessa questão existem dois aspectos reprováveis: primeiro é a censura do governo chinês, mesmo sabendo que o país não é adepto das práticas democráticas. Enfim, é preciso saber se a liberdade de expressão é um direito garantido na China, não creio que seja, portanto isso espanta a nós, ocidentais.

Outro fato é o próprio ensaio da revista, que pode ser visto como um desrespeito às vítimas do terremoto. A imprensa deve saber o momento de preservar a dor dos outros, de compreender que polemizar sobre um assunto nem sempre é recomendado em alguns casos.

Victor Hugo disse...

Pra você ver.Uma ação ruim levou à outra pior.Um ato totalmente fora de contexto foi seguido de uma atitude que vai contra todos as conceitos de democracia.Espero que no Brasil isso não pegue.

Monique de Sá disse...

A China é um país que passa por grandes problemas e ao mesmo tempo é um país complexo. Com um sistema econômico voltado ao capitalismo e um sistema político comunista. Ela deixar a desejar quanfalamos em censura e repressão, uma delas é vista neste post, publicado pelo nosso amigo Iuri. Claro que as fotos são de um mal gosto e concordo plenamente com você Michel, há coisas nem a arte justifica.

Monique de Sá disse...

AHHH Adorei o título
A la Iuri Max kkk