sexta-feira, 23 de maio de 2008

Colégios disputam primeiro lugar no Enem


Por Talita Sant Anna (texto)/ Imagem: divulgação

Após a divulgação do último resultado do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – das escolas de Aracaju, a mídia local foi tomada por uma verdadeira disputa publicitária entre três importantes colégios que se valeram de propagandas para afirmar ser o primeiro colocado geral.

A divergência sobre a colocação de cada instituição de ensino ocorreu devido a interpretações diferentes dos cálculos matemáticos utilizados para alcançar o resultado final. Por um lado, o colégio Amadeus considerou a média aritmética pura e simples da Prova Objetiva e da Redação, a qual superou, de fato, todos os demais com média 75,99 frente a 75,88 do colégio Master, e 75,53 do colégio do Salvador – segundo tabela divulgada no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

No entanto, há ainda outro cálculo que o Enem serve-se para chegar à média definitiva. Trata-se de uma contagem bastante questionada e complexa, que envolve uma correção de participação. Esta apuração leva em conta, além das médias da prova objetiva e da redação, a quantidade de alunos matriculados e dos que compareceram à prova.

Dessa forma, o resultado inicial em que o Amadeus consagrava-se primeiro lugar é modificado e, de acordo com outra tabela fornecida pelo Inep, o colégio do Salvador atinge a média de 75,53, garantindo, assim, a verdadeira melhor colocação. Em seguida aparece o Master, com pontuação de 75,33 e, somente em terceiro lugar, o Amadeus com 75,19 de média final.

Com essas diferentes notas dadas, as escolas aproveitaram para passar a interpretação que mais as beneficiavam. O público ficou confuso diante de divergentes informações sobre um mesmo assunto, e os anúncios, por sua vez, não poderiam ter abusado da confiança do consumidor, tampouco aproveitado sua falta de conhecimento sobre a questão.

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