sexta-feira, 23 de maio de 2008

Alunos da UFS promovem debate sobre destaques na mídia

Por Janaína de Oliveira

No último dia 12 aconteceu, no auditório da reitoria na Universidade Federal de Sergipe, seminário sobre Mídia e Direito Penal, organizado pelo Diretório Acadêmico de Direito, com ajuda dos estudantes de Comunicação Social. Foram convidados a participar da mesa de debate o ex-presidente do Sindijor, Cristian Góis; a professora da matéria de Direito Penal, Denise Leal; o representante do ministério público, Djanir Jonas Filho; e o editor do caderno de Segurança Pública do Cinform, Henrique Matos.

O critério de escolha dos palestrantes, segundo João Ademir, estudante de direito e um dos organizadores do evento, foi procurar um jornalista mais crítico e progressista, que seria o caso de Cristian Góis; alguém que representasse a mídia que vem sendo contestada aqui no estado, que seria o Cinform na pessoa de Henrique Matos; um membro do ministério público como Djanir Jonas, com participação ativa na fiscalização do trabalho da mídia; e a professora Denise Leal pra dar uma visão mais acadêmica de como a mídia vem acompanhando casos como os de Isabella Nardoni e Pipita.

No debate discutiu-se sensacionalismo, limites e papel da mídia, em casos como Isabella e Pipita, influência da mídia em casos de justiça social, posição do ministério público sobre o que é veiculado na imprensa, dentre outros temas. Segundo o estudante João Ademir, os participantes conseguiram realizar um debate de qualidad, que provocou reflexões nos estudantes. Ademir disse ainda estar muito satisfeito por ter o auditório lotado, e por ver a participação dos estudantes que fizeram perguntas e se mostraram interessados em debater junto com os palestrantes.

É muito bom ter debates como esse dentro da universidade, principalmente debates extracurriculares, debates de formação social. É de extrema importância a reflexão trazida, a ligação entre os cursos e a visão da sociedade como um todo.

O estudante de jornalismo Daniel Carlos gostou muito do seminário por se tratar de um assunto multidisciplinar que abrangeu estudantes tanto do curso de Direito quanto do curso de Comunicação, e parabenizou a organização do evento. “Preferi ficar com a opinião dos quatros palestrantes porque acho que se escolhesse uma linha de reflexão eu estaria me limitando, preferi ver o assunto de uma maneira geral”, destacou.

Nenhum comentário: