sábado, 24 de maio de 2008

Um bom texto sobre texto

Navegando pela internet, e procurando algumas referências para utilizar em sala de aula, encontrei este texto do atual ministro Franklin Martins, em seu blog Conexão Política, com o título "O que é um bom texto jornalístico?".

Apesar de ser um texto "antigo" (de 1997), está bastante atual. Nele, Franklin tenta definir uma boa redação jornalística, que é sempre determinada, pela postura do seu autor. "... o texto jornalístico é escrito por alguém que, além de ler, faz perguntas. E gosta de ver as coisas por outro ângulo e, muitas vezes, pelo avesso".

Para Franklin (e para qualquer jornalista que conheça o complexo ofício de materializar idéias e argumentos através de palavras), um bom jornalista precisa ler, sempre. "Ler muito, sem roteiros predeterminados, pelo menos até uma certa altura da vida, é crucial para desenvolver o prazer da leitura, o espírito crítico, o vocabulário, o domínio das imagens, o reconhecimento do som das palavras e do ritmo das frases. Do prazer da leitura é que nasce o prazer da escrita".

Recomendo a leitura desse texto a todos os estudantes de jornalismo, e também aos profissionais, sem exceção.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Um bom texto, sem dúvida, reflete quem o escreve. Gostar de ler e escrever deve ser uma característica de qualquer jornalista que se preze. Que tipo de comunicação vai realizar um profissional que faça o contrário?

O texto de Fraklin revela algo mais do que o ideal para um bom texto, ele mostra o que se deve fazer para um jornalista se tornar um bom jornalita.