sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Ecce Ogro


Por Larissa Ferreira

Assim como Nietzche em seus escritos, Shrek (DreamWorks) também questiona a moral e o poder. Além de fazer uma releitura dos antigos contos de fadas.

Para Nietzche, a idéia de Deus teria sido originada do medo, e essa crença num ser divino era contrária à possibilidade de afirmação da vida e da vontade do poder. Ou seja, era preciso “matar Deus” para que os homens afirmassem seus anseios e seu desejo de poder.

Na história do ogro, nota-se uma pirâmide hierárquica, onde o príncipe está no topo e submete todos às suas vontades. E, fazendo um paralelo a Nietzche, – segundo Carolina Fossatti, mestre em Comunicação Social pela PUC-RS e autora do artigo ‘Para além da moral: uma perspectiva de Shrek’ – “observa-se que a atuação do príncipe equipara-se a de Deus que, onipotente, determina o caminho da vida, protegendo aqueles que o concebem como detentor da verdade. Mantêm sob seu controle e suas ordens todas suas mediações, tendo em suas palavras a verdade e a santificação, não permitindo espaço a oposições ou questionamentos”.

Se se levar em conta as teorias do filósofo, poderíamos dizer que no reino de Far Far Away, o Lord Farquaad assume um “papel divino” – apesar do filme possuir uma base cristã e pregar que o bom sempre prevalece sobre o mal (no caso, o ogro bonzinho vence o malvado Lord Farquaad). Bem como a existência de uma moral relativista (mesmo que na maior parte do filme todos se submetam à “moral divina” do príncipe), na qual os conceitos de bom e mal, certo e errado, variam de acordo com a perspectiva de quem avalia as ações.

Outro ponto notado é um rompimento com os padrões estéticos esperados e a criação de um herói desconstruído, o que torna o desenho uma produção pós-moderna.

Fora os questionamentos em relação à autoridade, do mesmo modo como Nietzche questiona Deus, o filme traz, ainda, a doce moral de que não importa a aparência externa, mas o que se carrega na alma.

5 comentários:

Anônimo disse...

GOSTEI DO POST






HAIRYBEARS
http://hairybears.blogspot.com/

José S. disse...

Menina, tava assistindo o filme esses dias,e pensei justamente nisso.
De infantil não tem quase nada.
Muita filosofia escondida em todo o filme.
Gostei do post, não sabia que existia artigo sobre...

Juh disse...

muito bom o post e o blog...
porem, precisa atualizar neh?!
grande abraço! ^^

Wagner disse...

Nossa...Uma comparação no mínimo inusitada! Gosto de Nietzsche! Shrek é muito divertido! Abraços!

Jornalista Grace Melo disse...

Caros jornalistas,



Estudamos, ralamos muito, já tivemos o menor piso salarial do Brasil, estudamos mais e cumprimos um código de ética, cumprimos as leis que regulamentam nossa profissão. Nos preocupamos com o próximo, vivemos diariamente as mazelas do povo, lutamos por uma sociedade mais justa e igualitária. Somos guerreiros, somos profissionais e precisamos mostrar a nossa decepção e indignação com a decisão do supremo. Na última quinta-feira, durante sessão na Assembléia Legislativa de Sergipe os deputados presentes se disseram contrários a este retrocesso, alguns deles estavam boquiabertos com a decisão. Como aquele foi um dia morno por lá (poucos parlamentares presentes e poucos profissionais de imprensa) o deputado Garibalde sugeriu que aconteça na sessão da próxima segunda-feira uma discussão, um debate entre os parlamentares a respeito do assunto. Semana que vem é a última de trabalho dos parlamentares nesse semestre e precisamos nos fazer presentes. Todos os jornalistas que acabam de ‘perder’ sua profissão estão convidados a comparecer à assembléia legislativa na próxima segunda-feira às 15:00 vestidos de preto e portando nas mãos o símbolo da nossa indignação com a morte do jornalismo no Brasil: uma colher de pau. Ainda existe chance de reverter esta situação, basta que estejamos de braços dados.


O QUE: PROTESTO DOS JORNALISTAS CONTRA A DECISÃO DO STJ QUE ACABOU COM A OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA PARA EXERCER A PROFISSÃO

QUANDO: SEGUNDA-FEIRA, ÀS 15:00 HORAS

ONDE: ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SERGIPE



Repasse esta informação para todos os jornalistas que atuam em Sergipe e para todos os estudantes de jornalismo. Vamos fazer ouvir a nossa indignação.